SÃO PAULO – Ao som de ?Será que é isso que eu necessito??, dos Titãs, o primeiro trailer de ?Real ? O plano por trás da História? traz um aperitivo do filme que reconstitui os bastidores do plano econômico que estancou a inflação e criou uma moeda estável para o país no início dos anos 1990. A estreia está marcada para 18 de maio.
Com Emílio Orciollo Netto no papel do economista Gustavo Franco, o elenco traz ainda Norival Rizzo como Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda; Bemvindo Siqueira na pele do presidente Itamar Franco, e Tato Gabus Mendes como o presidente do Banco Central Pedro Malan. A direção do filme é de Rodrigo Bittencourt.
Livremente inspirado no livro ?3.000 dias no bunker ? Um plano na cabeça e um país na mão?, de Guilherme Fiuza, “Real” centra foco no papel de Franco na elaboração do Plano Real. Oriundo da Pontifícia Universidade Católica do Rio, o economista fora chamado por Malan para ajudar a debelar uma uma inflação de mais de 40% ao mês e acabar com a crise e o desemprego. Ao lado de outros seis economistas, o grupo se reúne em uma espécie de ?bunker? para se proteger de pressões.
Na época, Itamar Franco assumira a presidência, após a renúncia de Fernando Collor, e não conseguira controlar a economia. Ao chamar Fernando Henrique para assumir o Ministério da Fazenda, Franco pediu um plano de emergência.
Filmado em Brasília e São Paulo, “Real” é uma produção da LightHouse Produções Cinematográficas e Maristela Filmes, com distribuição da Downtown Filmes e Paris Filmes, com o apoio da Globo Filmes.