Cotidiano

Filhote de tigre se recupera após ser baleado na cabeça por caçadores

32740938443_0af7ebd74d_o.jpg

RIO ? Há dois meses, o Centro para Reabilitação e Reintrodução de Tigres (PRNCO), em Vladivostok, na Rússia, recebeu uma difícil missão: salvar a vida de um filhote de tigre siberiano que havia sido baleado na cabeça por caçadores. O animal foi encontrado por moradores da província de Krai de Primorsky, que relataram o caso para as autoridades. Ao chegarem no local, as equipes de resgate notaram que a mãe e o irmão do tigre ferido estavam vivos e a salvo, mas ele estava em situação crítica.

Após os exames e tratamentos iniciais, o tigre de sete meses, batizado como Yarik, foi posto em quarentena. No terceiro dia, ele começou a beber leite e, no quinto dia, os comportamentos naturais voltaram: ele começou a se limpar e a demonstrar feições defensivas com a aproximação de humanos. Poucos dias depois, Yarik conseguiu abrir o olho direito, ferido pelo tiro. Seu apetite também voltou ao normal.

? Ele comeu tudo vorazmente, quebrou todas as tigelas e rasgou os lençóis ? disse Viktor Kuzmenko, diretor do PRNCO, apoiado pela ONG International Fund for Animal Welfare.

32740938683_b9d0a71d5e_o.jpg

A expectativa dos veterinários é que, em breve, Yarik reconquiste a capacidade de enxergar, o que aumentaria suas chances de retorno para o ambiente selvagem. Além de Yarik, o PRNCO mantém outros três animais em tratamento: Vladik, Filippa e Lazovska.

Na avaliação veterinária mais recente, Yarik passou por exames de raios-X, que indicaram boa recuperação nos ferimentos provocados pelo tiro nos ossos do crânio. Seus dentes de leite estão sendo substituídos pela dentição secundária, o que mostra que ele está se desenvolvendo bem para a idade.

Agora, os veterinários trabalham para aproximar Yarik dos outros três animais ?internados? no centro. No momento, ele se encontra isolado, mas eles podem escutar seus rugidos. A ideia é movê-lo para jaulas onde os tigres possam se observar mutuamente, já que a interação social é muito importante para o desenvolvimento e a reabilitação.