FGTS: Contas inativas são um mistério; entendaRIO – A perspectiva de sacar as contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) levou um exército de trabalhadores a consultar o saldo para saber se tem direito à retirada. Cerca de 10 milhões serão beneficiados, mas muitos ainda não sabem se possuem e o que são as contas inativas. O calendário de saque será anunciado ainda este mês pelo governo. O volume de demanda levou à instabilidade do serviço da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela gestão do fundo, nesta terça-feira. Além disso, os trabalhadores precisam procurar o banco para solucionar falhas e inconsistências nos registros pessoais e de cadastro na Caixa.
? No meu caso, eu não consigo acessar o extrato das minhas contas inativas pelo site da Caixa ou pelo aplicativo. Estou aqui na agência para verificar minhas contas inativas e meu saldo total, mas como a demanda está muito grande o sistema está fora do ar ? afirmou o técnico de eletrônica José Lúcio, de 53 anos.
Um caso bastante comum quando o trabalhador não consegue verificar o saldo das contas inativas é ter dois números de PIS, ou um número de PIS e outro do NIS (Número de Identificação Social). Em vez de pedir o NIS do trabalhador, o departamento pessoal da empresa faz uma nova inscrição. A falha é similar ao caso do trabalhador com dois números de PIS diferentes, que pode ter sido causada por uma nova inscrição feita por um empregador quando uma carteira de trabalho é extraviada.
As novas carteiras digitais trazem o PIS impresso na primeira página. Já nas antigas, o número era registrado em “anotações gerais” e, por isso, uma informação importante é a data de saída do trabalho. O advogado Rodrigo Papazian, especialista em direito trabalhista e previdenciário, do escritório Vieira Cruz Advogados, lembra que erros nos nomes do trabalhador também poderão dificultar o saque no futuro.
? O cadastro pode estar desatualizado, por exemplo, se uma mulher usava o nome de solteira em uma empresa, e depois adotou o sobrenome do marido. A primeira providência é buscar uma agência da Caixa para identificar o problema. No caso da inconsistência do nome, o trabalhador será orientado a procurar a empresa para que ela faça a alteração. É uma chave, um código de acesso que a empresa detém. se a empresa faliu, ou fechou o caminho poderá ser mais longo, e ele poderá ter que procurar a Junta Comercial da cidade ? explica advogado Rodrigo Papazian.
A Caixa Econômica Federal orienta os trabalhadores a procurar uma agência para conferir o saldo do FGTS. De acordo com o banco, se o trabalhador tiver problemas no cadastro, a maior parte dos erros poderá ser solucionada na própria agência.
Sobre a queda no sistema do FGTS, o banco informou que ?houve breve indisponibilidade? na base Rio para consultas e pagamentos na tarde desta terça-feira e que a consulta voltou a operar normalmente ainda em horário de atendimento