WASHINGTON ? O FBI deteve um analista contratado pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) por roubo de informação confidencial, informaram as autoridades nesta quarta-feira.
Harold Thomas Martin III, de 51 anos, é acusado de roubo de propriedade do governo e retirada não autorizada de materiais ?altamente confidenciais?. Ele foi detido nas últimas semanas e pode pegar até dez anos de prisão.
Seis dos documentos encontrados com ele foram classificados como ultra-secretos, ?o que significa que a divulgação não autorizada razoavelmente poderia ser esperada para causar dano excepcionalmente grave à segurança nacional dos EUA?, disse o Departamento de Justiça.
O Departamento de Justiça confirmou que Martin trabalhou para a Booz Allen Hamilton, a mesma consultoria em que trabalhava Edward Snowden, o ex-analista que revelou o vasto esquema de espionagem dos Estados Unidos.
De acordo com o FBI, Martin negou num primeiro momento, mas mais tarde admitiu a retirada dos documentos e de arquivos digitais.