Cotidiano

Faturamento da indústria de material de construção cai 10,8%

SÃO PAULO – As vendas de materiais de construção tiveram uma queda de 10,8% em junho na comparação com o mesmo mês de 2015, já descontando a inflação do período. O levantamento é da Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (Abramat), que observa que trata-se da 29ª retração consecutiva do faturamento do setor. A associação revisou o desempenho para este ano ano e agora estima queda de 8% no faturamento.

Na relação com maio de 2016, junho também apresentou queda, de 3,7%, de acordo com a pesquisa. Na comparação entre o primeiro semestre de 2016 com o primeiro semestre do ano passado, a retração foi de 14,3%.

“As condições negativas na economia continuam a afetar o desempenho da indústria. Estamos na expectativa de uma retomada do crédito para reformas e do anunciado estímulo à infraestrutura via concessões e PPPs (parceria público- privada)”, afirma Walter Cover, presidente da entidade.

As indústrias de materiais segmentados em base e acabamento também tiveram desempenho negativo no mês passado de -13,7% e -6,5%, respectivamente, frente a junho de 2015. Em comparação com maio de 2016, houve queda 3,8% nas vendas de base e de 3,6% nas vendas de materiais de acabamento.

O índice também aponta que o nível de empregos nas indústrias de materiais de construção caiu 9,7% em comparação a junho do ano passado.