Depois de as lotéricas deixarem de receber as contas de energia, a nova dificuldade que muitos estão encontrando com a conta de luz é a mudança do envio da fatura em papel para envio por e-mail. O que para uns promete facilitar o exercício de pagamento de contas, para outros está causando dor de cabeça.
É o caso da dona de casa Suzana de Oliveira, que não se lembra de ter sido avisada de que a conta de luz pararia de chegar em casa e precisou ir até a Copel para saber o que estava acontecendo “Até compreendo a questão ecológica, mas como eu não tenho computador em casa tive que vir aqui para imprimir minha fatura e essa fila me toma muito tempo”. Porém o que a Suzana não sabia, e descobriu ontem é que ela pode optar por continuar recebendo a conta em casa como sempre recebeu.
De acordo com o assessor de comunicação da Copel em Cascavel, Éder Dudczak, todas as pessoas quem tem seu e-mail cadastrado no banco de dados da distribuidora receberam um comunicado oficializando a decisão “A Copel começou em 2017 uma campanha para incentivar seus clientes a aderirem à fatura de energia elétrica digital. As pessoas que tinham o seu e-mail cadastrado receberam mensagens dizendo que a partir daquela data, por questões ambientais, elas passariam a receber a fatura por e-mail. No mesmo e-mail tinha um link dizendo que, clicando nele, a pessoa estaria deixando claro que preferia continuar recebendo a fatura normalmente. Então a Copel manteve a fatura digital apenas para as pessoas que não responderam”, explica.
Contra: Problemas técnicos
Quem quer voltar para a fatura impressa ainda encontra dificuldades. Ao ligar no 0800, por exemplo, a equipe do Jornal Hoje News precisou fazer nove tentativas até conseguir contato, na tarde desta segunda-feira. No mesmo dia, durante a manhã, o único terminal disponível para impressão de faturas no atendimento ao cliente estava com problemas e sistema caía a todo instante. Situação que causou revolta em quem estava no local. “Os eletrônicos foram inventados para facilitar, mas acabam atrasando nossa vida”, disse um aposentado que pediu para não ser identificado. O atendimento online também registrou problemas na tarde de ontem.
Prós: Solução para o meio ambiente
Segundo a assessoria de imprensa, a distribuidora tem consciência da quantidade de pessoas que dependem deste serviço e é um trabalho que levará mais tempo que o previsto. “São 4,5 milhões de consumidores, então não tem como mudar do dia para a noite. É um trabalho que precisará ser feito gradativamente, através de campanhas de conscientização.” Em nota a Copel ressaltou que, com a fatura digital o consumidor recebe sua conta de luz onde estiver e contribui para a preservação do meio ambiente.
AÍLTON SANTOS