Cotidiano

Faltou cartão Express no primeiro dia da bilhetagem 100% eletrônica

Desde ontem nenhum ônibus está aceitando pagamento em dinheiro

Cascavel – O dia de segunda-feira (30) foi marcado por reclamações de usuários do transporte coletivo urbano de Cascavel em torno da aceitação somente do cartão ValeSim nas catracas de ônibus e terminais.

Para a desempregada Camila dos Santos, a medida foi implantada a contragosto da população. Já a dona de casa Célia Aparecida de Almeida considera a medida errada.

“Pode até ter o cartão, mas desde que também se aceite o dinheiro. Como fica a situação de quem chega de viagem? Sei que há um ponto na rodoviária para emitir o cartão e fazer recarga, mas e quando precisarmos em uma emergência? Isso é inconstitucional. A população está revoltada”.

A usuária ainda lembrou da possibilidade de redução da tarifa levantada pelo Município, com a redução do quadro de funcionários das concessionárias.

Segundo informações colhidas no Terminal Oeste, houve muita reclamação de usuários, sendo que algumas pessoas não puderam pegar o ônibus. Houve, inclusive, falta do cartão Express em estabelecimentos credenciados para emissão e recarga de cartões, inclusive no guichê da Expresso Maringá, no terminal rodoviário, de acordo com os relatos.

Procurada, a empresa disse que não houve falta de cartões Express. Essa modalidade é destinada a quem faz o uso esporádico do transporte urbano, sendo possível adquiri-lo sem a necessidade de realização de cadastro e também de forma gratuita.

A falta de conhecimento e de adaptação antecipada dos usuários em torno da mudança também ficou demonstrada na alta procura pelo meio eletrônico de pagamento durante o dia de ontem. O gerente de um estabelecimento que emite o cartão Express, Nelson Gimenes, relata que na segunda-feira houve um aumento em torno de 70% na procura pelo cartão se comparado com os demais dias.

“Apenas na parte da manhã foram emitidos 150 cartões e quando eram 11h30, acabaram. Aí então pedimos mais cartões à ValeSim. Isso tinha que ter uma melhor estrutura para ser implantado”.

“Problema pontual”

Em contato com a assessoria da ValeSim, a informação é de que a falta de cartão Express ocorreu em decorrência da sobrecarga motivada pelo fato de usuários deixarem para última hora a procura pelo cartão.

“Isso ocorreu em um ponto ou outro”.

Sobre a falta de conhecimento dos usuários, a resposta é de que houve uma intensa campanha em jornais, TV, rádio e internet, além de matérias jornalísticas sobre o caso. Em relação à redução da tarifa, a assessoria informou que isso seria possível, neste momento, caso houvesse a demissão de cobradores, mas a lei proibiu essa situação.