O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) deve divulgar nesta quarta-feira (9) o resultado da perícia feita na cooperativa C.Vale logo após o ocorrido. A explosão em um armazém de grãos, no dia 26 de julho, deixou nove mortos e cerca de 11 pessoas feridas.
A fiscalização nas cooperativas é uma atividade de rotina, realizada de forma presencial pelo menos uma vez ao ano. Uma equipe da regional de Cascavel realizou fiscalização no local do acidente registrado na área industrial da cooperativa dois dias após a explosão.
Três fiscais e um engenheiro especialista na área de segurança do trabalho fizeram o levantamento fotográfico e documental. A equipe identifica, entre suas atribuições, quem são os profissionais responsáveis pelas manutenções mecânica, elétrica e hidráulica da cooperativa e também pelo armazenamento de grãos e pela gestão de riscos.
Um processo foi instaurado pelo Crea-PR para a averiguação dos fatos, que deve reunir informações de outros órgãos como Corpo de Bombeiros e Polícia Científica, que é responsável pela perícia no local.