Cotidiano

Exército sírio reconquista a cidade histórica de Palmira

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-PALMYRADAMASCO ? O Exército sírio disse ter retomado a cidade antiga de Palmira do Estado Islâmico (EI) nesta quinta-feira, com ajuda de forças aliadas e ataques aéreos russos. As forças sírias e aliadas avançaram dentro de Palmira após o grupo extremista retirar seus combatentes da cidade, informou um grupo que monitora a guerra.

No dia anterior, o diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, havia relatado enfrentamentos e intensos bombardeios na cidade.

Apoiados por bombardeios aéreos e tropas russas, as forças governamentais sírias tentavam há semanas retomar Palmira, situada no deserto da província de Homs.

O Exército já havia anunciado ter capturado uma área conhecida como o ?triângulo Palmira?, a poucos quilômetros a oeste da cidade, após rápidos avanços nos últimos dias.

Os extremistas se apoderaram da cidade ? declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco ? em maio de 2015 e destruíram os templos mais importantes, além realizar execuções em massa no antigo anfiteatro. Eles foram expulsos em março de 2016, mas a reconquistaram em dezembro.