Vera Cruz do Oeste – Um evento realizado em Vera Cruz do Oeste envolveu produtores, líderes ligados à agricultura familiar, administração municipal, Biolabore (Cooperativa do Trabalho e Assistência Técnica do Paraná) e Itaipu Binacional. O início foi no período da tarde com palestra para capacitar os feirantes em boas práticas e manipulação de alimentos. À noite foi oferecido um jantar aos participantes, com congratulações aos produtores familiares.
Os recursos para o evento foram disponibilizados pela Itaipu por intermédio da Prefeitura de Vera Cruz do Oeste.
Segundo um dos organizadores, Edvanilson de Almeida, deve ser destacado o empenho da vice-prefeita Maria de Fatima Fialho para viabilizar o evento.
Boas práticas
As boas práticas, além de outros protocolos voltados à manipulação e produção de alimentos, são fatores que agregam mais segurança aos produtores e aos consumidores, tendo em vista a realização da feira em Vera Cruz do Oeste, segundo a tecnóloga em alimentos da Biolabore, Débora Guerino Boico.
Conforme Edvanilson de Almeida, também foi destacada a Resolução Sesa 004, que dispõe sobre os empreendimentos rurais familiares, e envolve fabricação de alimentos processados e rotulagem.
Novas estruturas
O técnico da Biolabore chama a atenção para o anúncio pela Itaipu do repasse de dez barracas aos feirantes, estrutura que deve ser utilizada para a venda de produtos na feira.