CAIENA ? A Agência Espacial Europeia concluiu com sucesso o lançamento do Sentinel 2B, parte do programa multibilionário Copernicus, que pretende fornecer imagens em alta resolução da superfície do planeta. O equipamento decolou a bordo de um foguete Vega às 20h49 desta segunda-feira de uma base espacial na Guiana Francesa, e a ejeção aconteceu cerca de uma hora depois, a 775 quilômetros de altitude.
O Sentinel 2B irá se juntar ao Sentinel 2A, lançado em 2015, na missão de fornecer imagens coloridas e em infravermelho em alta resolução da superfície da Terra. Eles seguem a mesma órbita, mas separados a 180 graus. Dessa forma, a dupla é capaz de coletar um mapa completo da Terra a cada cinco dias.
As câmeras coloridas dos satélites Sentinel 2 são capazes de detectar estruturas de até dez metros. Com sensor sensível a 13 bandas de luz, os instrumentos são capazes de fazer distinções imperceptíveis a visão humana, como diferentes tipos de plantações. Juntos, eles vão produzir cerca de quatro terabytes de informações diariamente, que serão enviados às centrais em terra por uma conexão a laser.
A União Europeia está investindo cerca de 8 bilhões de euros até 2020 no programa Copernicus, descrito como o mais ambicioso projeto de observação da Terra já realizado. Parte das imagens geradas está disponível para uso em geral, gratuitamente, pelo site do programa.
O programa se tornou particularmente urgente após a Agência Espacial Europeia perder contato, em 2012, com o satélite observacional Envisat.