Cotidiano

“EstaR Gratuito” já está funcionando em Toledo com duas horas sem custo

Fiscalização do EstaR Gratuito é de responsabilidade do Deptrans de Toledo

“EstaR Gratuito” já está funcionando em Toledo com duas horas sem custo

Toledo –  Dede ontem (4), está em funcionamento efetivo o EstaR (Estacionamento Regulamentado) Gratuito. O novo sistema permite ao usuário a utilização da mesma vaga por até duas horas, sem nenhum custo, e estava num período de testes para adaptação dos motoristas há cerca de dois meses. A inovação foi amplamente discutida com a Acid (Associação Comercial e Empresarial de Toledo) e aprovada pela Câmara de Vereadores. As vagas serão monitoradas de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 12h.

A fiscalização eletrônica será feita pelos mesmos veículos que já circulam pelos setores determinados. “A contagem será ativada no momento em que o veículo do monitoramento passar pelo carro estacionado pela primeira vez e o munícipe terá, a partir deste momento, duas horas para usufruir desta vaga sem custo”, explica o diretor do Deptrans (Departamento de Trânsito e Rodoviário), GM Roni Padilha.

Em caso do veículo permanecer na mesma vaga por mais de 120 minutos, os proprietários receberão, exclusivamente via aplicativo, uma notificação de irregularidade que poderá ser regularizada no prazo máximo de até dez dias corridos, mediante o pagamento de uma taxa com o valor de R$ 50,00. “Só será emitida multa, com fundamento no inciso XVII do artigo 181 da Lei nº 9.503/1997 [Código de Trânsito Brasileiro], caso o condutor não proceda ao pagamento”, acrescenta o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Faria.

Outra novidade é a adoção de um aplicativo – “Estar Digital Toledo” na App Store (iOS) ou “Estar Gratuito Toledo” na Play Store (Android).

Foto: Secom/Toledo