Cotidiano

Estados Unidos atacam alvos do Estado Islâmico na Líbia

WASHINGTON ? Militares dos Estados Unidos realizaram nesta segunda-feira ataques aéreos na Líbia, a pedido do governo, contra alvos do Estado Islâmico (EI) em seu reduto de Sirte, anunciou o Pentágono.

?A pedido do governo líbio de União Nacional, os militares dos Estados Unidos realizaram ataques aéreos precisos contra alvos do EI em Sirte, na Líbia?, indicou o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, poucos minutos após o chefe do governo líbio, Fayez al-Sarraj, anunciar a operação em um pronunciamento na TV.

De acordo com o porta-voz, o presidente americano, Barack Obama, autorizou os ataques seguindo as recomendações de altos funcionários do Pentágono, e ?as operações são coerentes com o enfoque de combater o EI trabalhando com forças locais competentes e motivadas?.

?Os Estados Unidos estão juntos com a comunidade internacional no apoio ao governo de união nacional e na luta para restaurar a estabilidade e a segurança na Líbia?, explicou Cook, acrescentando que as incursões sobre Sirte continuarão.

Momentos antes, Fayez al-Sarraj anunciou em seu discurso televisionado que era a primeira vez que os Estados Unidos realizavam esse tipo de operações em Sirte. Segundo ele, os bombardeios causaram grandes perdas aos jihadistas.