Cotidiano

Espetáculo protesta contra fim de curso de teatro em Cascavel

No fim de semana um vídeo gravado por artistas de renome como Rafael Vitti e Bárbara Paz, circulou nas redes sociais pedindo para que curso permaneça aberto

Espetáculo protesta contra fim de curso de teatro em Cascavel

Cascavel – Uma peça de teatro foi a maneira encontrada por um grupo de alunos que está se formando para protestar contra o fechamento do curso técnico em teatro, um dos únicos do estado do Paraná. O espetáculo “Arteísmo” foi realizado na noite de segunda-feira (4) no Teatro Municipal Sefrin Filho de Cascavel, de forma gratuita. No fim de semana um vídeo gravado por artistas de renome como Rafael Vitti e Bárbara Paz, circulou nas redes sociais pedindo para que curso permaneça aberto.

Oferecido no Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, o curso está funcionando desde 2010. De acordo com a professora da disciplina de Laboratório de Montagem e coordenadora do espetáculo, Maia Piva, a apresentação foi totalmente montada pelos alunos, abordando o “fazer artístico” e refletindo sobre a profissão nos dias atuais. Toda a concepção de textos, encenação, vídeos, iluminação, sonoplastia, adereços, cenários, figurinos, maquiagem e produção da peça foi elaborada pelos formandos, com a orientação dos professores do curso e sob o olhar da direção do tradicional colégio de Cascavel.

Assuntos como a precarização da arte, a falta de política pública e de interesse governamental na manutenção de cursos gratuitos de formação de artes, são algumas das abordagens presentes nos discursos no palco. Na peça, são trabalhadas também a desvalorização do trabalho artístico e do profissional da arte, a dificuldade de se inserir no mercado no interior, a precarização de instituições de ensino na área e a falta de instrumentos de incentivo a essa formação.

Único do interior

“Transformamos nossas angústias e alegrias em arte. Usamos essa carga emotiva para nos mover na direção de um espetáculo vivo e cheio de

vigor”, reforçou Maia. Uma nova apresentação está marcada para ocorrer no dia 1º de agosto no mesmo espaço. A professora lembrou que o Curso Técnico em Teatro do Colégio Eleodoro é o único curso da modalidade em todo o interior do Paraná, tendo equivalentes apenas em Curitiba e no IFPR de Jacarezinho.

“Infelizmente o fechamento é certo, mas vamos manter o movimento que tem o apoio do Sindicato Estadual dos Artistas e Técnicos em Espetáculos”, disse Maia. Segundo a professora, esta é a segunda vez que o curso é ameaçado, a primeira ocorreu de 2017 a 2019 quando o curso foi cancelado com a justificativa da falta de demanda, mas depois com a mobilização dos professores, o curso permaneceu em funcionamento duas novas turmas formaram 29 alunos.

Maia reforçou que desde que iniciou os trabalhos o curso formou mais de 60 técnicos no teatro e que para poder continuar, precisa ser melhor divulgado, visto que muitos alunos de diversas cidades da região acabam tendo interesse pelo o curso. As aulas ocorrem no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 23h com duração de um ano e meio. No curso os alunos tem um aprofundamento para atores e atrizes e técnicos nas áreas de figurinos, adereços, maquiagem, cenários, sonoplastia e iluminação teatral.