Cotidiano

Equador: 30.600 casas, escolas e centros médicos afetados pelo terremoto

QUITO ? No Equador, o número de casas, escolas e centros médicos afetados pelo terremoto que devastou o país em abril chega a 30.600. Segundo autoridades locais, 29 mil casas correm risco de desabar em áreas urbanas e rurais após o tremor de magnitude 7,8. Os extensos danos materiais vêm como mais um desafio à recuperação do país, que teve 673 mortos e 28 mil deslocados pelo terremoto.

Os danos incluem ainda 875 escolas, 51 centros médicos e 83 quilômetros de estradas equatorianas. No total, quase 7 mil edifícios ficaram destruídos, segundo o presidente Rafael Correa. O aeroporto e o principal porto pesqueiro do país também foram afetados.

Quito já anunciou que precisará de mais de US$ 3 milhões para reconstruir os danos deixados pelo terremoto. Isso provocaria um descréscimo de 0,7 pontos percentuais no Produto Interno Bruto (PIB) equatoriano de 2016.

O país já vinha sofrendo com a valorização do dólar e a queda do preço do petróleo, que é seu principal produto de exportação. Antes do terremoto, a projeção para este ano era um crescimento de 1% do PIB.