Cotidiano

'Encanto' após relação sexual dura 48 horas, diz estudo

monica.jpg

RIO ? Uma relação sexual traz um “resplendor” de 48 horas, que mantém as pessoas se sentindo satisfeitas com seu (sua) parceiro(a), diz uma pesquisa da Universidade do Estado da Flórida.

Sexo

Embora os cientistas saibam que o sexo desempenha um papel central na liberação da oxitocina, também conhecida como o “hormônio do amor”, ainda era desconhecido por quanto tempo ela faz efeito.

Os pesquisadores convidaram 214 casais recém-casados para relatar em um diário as suas relações sexuais por duas semanas. Neste período, eles deveriam registrar quantas vezes tiveram relações e o que sentiram depois delas. Depois de seis meses, foram convidados para reavaliar os seus relacionamentos.

A partir das entrevistas, os cientistas descobriram que os sentimentos de intimidade e satisfação, que também foram chamados de “resplendores”, duraram dois dias, mas pareciam desaparecer no terceiro dia.

Esta redução não foi uma surpresa. Pesquisas anteriores descobriram que a concentração de espermatozoides dos homens diminui depois de fazerem muitas relações amorosas, mas é restaurada por volta do terceiro dia.

O “resplendor” poderia ser uma adaptação evolutiva para manter os parceiros unidos, enquanto o homem recupera sua contagem de esperma, aumentando a chance de ter um bebê. Dois dias é, também, o tempo máximo que os espermatozoides podem sobreviver dentro do aparelho reprodutor feminino. Então, com uma abstinência de dois dias, o espermatozoide de maior qualidade tem uma maior chance de sucesso.

? Esta é a primeira pesquisa que quantifica a duração deste esplendor sexual e examina seus benefícios ? destaca a psicóloga Andrea Meltzer, autora principal do estudo. ? Mostramos que a satisfação sexual permanece elevada 48 horas após o sexo. É aproximadamente a mesma duração para que a concentração máxima de esperma seja restaurada.

Em média, os participantes do estudo relataram que tiveram relações sexuais em quatro dos 14 dias do estudo, embora as respostas variassem consideravelmente. E aqueles que relataram um “resplendor” mais forte tinham maior probabilidade de serem mais felizes em seus casamentos.

Os pesquisadores salientam que, como os casais neste estudo eram os jovens, com idade inferior a 30 anos, e quase todos heterossexuais, será necessário fazer mais pesquisas para explorar como é este “encanto” entre casais mais velhos, assim como em casais homossexuais.