COPENHAGUE – As ações da empresa dinamarquesa de parques eólicos Dong Energy subiram 10% nesta quinta-feira, data de sua estreia na Bolsa de Copenhagen. Esta foi a maior oferta pública inicial em volume deste ano na Europa. Os papéis abriram o pregão a 235 coroas dinamarquesas.
A companhia é responsável pela construção de mais de um quarto dos parques eólicos marinhos do mundo. O valor do papéis está no meio da faixa de orientação de 200 a 255 coroas. Em uma avaliação inicial, o valor de mercado da empresa seria 98 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 15 bilhões).
Os títuloas da Dong Energy dispararam cerca de 10%, a 258 coroas, após chegar a um nível máximo de 262,80 coroas em sua primeira sessão.
Com a operação, o governo americano e um consórcio de investidores liderado pelo banco americano Goldman Sachs levantaram 17 bilhões de coroas.
O Goldman Sachs duplicou o investimento de 8 bilhões de coroas que fez há dois anos e meio, o que incomodou críticos na Dinamarca que consideram que o governo anterior vendeu por preço baixo uma participação de 18%.
A Dong conta grandes projetos no Reino Unido e na Alemanha, entre eles um de 1,2 gigawatts (Hornsea 1), que será o maior parque eólico marinho do mund, e recentemente abriu escritórios nos Estados Unidos e em Taiwan.