Cotidiano

Emater orienta sobre uso de agrotóxicos

A finalidade é repassar informações que possam reduzir as aplicações

Capanema – O Instituto Emater promove reuniões em várias regiões do Paraná para orientar os agricultores sobre o correto uso de agrotóxicos. A finalidade é repassar informações que possam reduzir as aplicações. Os cursos mais recentes ocorreram no interior de Capanema, município que faz divisa com Capitão Leônidas Marques. Cerca de 50 produtores participaram do trabalho que foi conduzido pelo extensionista Elton Drebes, do Emater local, com a colaboração do extensionista Jorge Gheller, do escritório regional do Emater de Cascavel, que cuidou do assunto Manejo integrado de pragas e doenças.

A soja é a principal cultura da agricultura de Capanema. Cerca de 1,2 mil famílias se dedicam a essa atividade plantando todo ano perto de 20 mil hectares. Elton explica que a preocupação para essa safra é levar orientação para que os agricultores passem a usar com mais critério os venenos no controle de pragas e doenças que atacam a cultura. Para isso, será  dado ênfase à prática do monitoramento, que permite ao produtor fazer o tratamento apenas quando realmente for necessário e não de forma calendarizada.

Outra preocupação é com a qualidade das aplicações. Segundo o técnico, no município os sojicultores utilizam muitos pulverizadores antigos e isso exige um pouco mais de atenção na hora de fazer os tratamentos para evitar desperdício do produto e garantir que o alvo de fato seja atingido. Eliminar a deriva do veneno aplicado, para fora da lavoura, é outra necessidade.