Cotidiano

Em constante tensão com CIA, Trump visitará sede da agência este sábado

64466490_A little girl looks up at US President Donald Trump and his wife Melania as they attend.jpg

WASHINGTON ? O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizará na tarde deste sábado uma visita à sede da Agência Central de Inteligência (CIA). Um ato de muito simbolismo, uma vez que o relacionamento entre o milionário e a entidade é marcada por situações de tensão.

links trump protestos“O presidente vai visitar a CIA durante a tarde (…). Ele está animado para agradecer aos homens e mulheres da inteligência”, disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, pelo Twitter.

Na sexta-feira, dia da posse de Trump, o ex-funcionário da CIA Paul Pillar disse, em entrevista ao “Times”, que a agência só experimentou uma relação tão ruim com o presidente Richard Nixon. Ele também era republicano e renunciou em 1974 após o escândalo de corrupção que ficou conhecido como Watergate. No entanto, nem com Nixon a CIA teria sofrido tantos ataques, segundo Pillar.

? O relacionamento é o pior que qualquer nova administração já teve ? pontuou ele. ? Você tem que voltar ao Nixon para encontrar um presidente com opiniões negativas tão fortes sobre a agência. Mas a agência não chegou a obter este tipo de menosprezo público por parte de Nixon.