A busca por tecnologias sustentáveis para a diminuição de custos e impactos gerados pelo uso da energia elétrica está cada vez mais presente. No poder público, assim como no meio privado, é uma necessidade cada vez mais urgente. Para unir esforços que resultem em melhorias da eficiência energética, a Prefeitura de Toledo articulou um encontro com representantes de dez municípios da região.
Um dos principais objetivos do governo municipal, segundo o prefeito de Toledo, é investir em projetos que proporcionem melhorias na eficiência energética dos prédios públicos e também da iluminação pública como um todo. Uma das metas é substituir a iluminação de 100% dos prédios públicos pela tecnologia de LED até o final de 2018.
“Para que possamos reduzir os gastos públicos com energia e fazer os investimentos para tornar esse projeto viável precisamos reunir esforços com outras prefeituras e buscar parceiros como a Copel. Juntos será possível encontrarmos as melhores soluções para cada cidade”, afirmou Lucio de Marchi.
Incumbido pelo prefeito de viabilizar esse encontro, o líder do Governo na Câmara de Toledo, vereador Neudi Mosconi, participou da reunião juntamente com o gerente da Copel – Agência Toledo, Jair Inácio Benke, e gestores das prefeituras de Assis Chateaubriand, Mercedes, Entre Rios do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Tupãssi, Terra Roxa e Ouro Verde.
Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias de energia precisam destinar parte de seu faturamento para programas de eficiência energética que beneficiem as pessoas por meio de projetos públicos ou privados de inovação que proporcionem a economia de energia.