SÃO PAULO – No primeiro dia de campanha eleitoral, o candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, João Doria, investiu no discurso anti-PT para atingir ao mesmo tempo três de seus adversários: o prefeito Fernando Haddad, a senadora Marta Suplicy e a deputada Luiza Erundina. Doria deu o pontapé inicial na campanha com uma visita a uma obra de um empreendimento residencial no bairro da Barra Funda, onde tomou café com leite em copo de plástico e comeu sanduíche de queijo no refeitório dos operários.
-Uma vez PT, sempre PT. Ninguém pode desconhecer nem negar o seu passado – afirmou o tucano, depois de discursar para operários no início desta terça-feira na capital.
Os três têm em comum a trajetória petista. Haddad defende a reeleição pelo PT, enquanto Marta e Erundina já foram prefeitas pela sigla. Hoje a senadora está filiada ao PMDB e a deputada no Psol.
-Não estou estigmatizando a Marta Suplicy, Luiza Erundina nem o Fernando Haddad. Mas esquecer quem foi e quem é do PT não dá. Não podemos esquecer que foi o PT que gerou 12 milhões de desempregados, recessão e inflação – disse o tucano.
A primeira referência ao PT foi feita durante um minicomício aos operários. Doria pedia que eles não perdessem a esperança no Brasil, quando, sem citar a sigla, afirmou:
-Nossa bandeira é brasileira. Nossa bandeira não é vermelha. Ela é verde e amarela.
CAFÉ COM LEITE
A campanha de Doria começou com uma visita a um canteiro de obra de um empreendimento residencial no bairro da Barra Funda. O local é ponto de passagem de tucanos pela terceira eleição consecutiva.
Por volta das 7 horas, Doria tomou café com leite em copo de plástico e comeu um lanche no refeitório dos trabalhadores da obra, enquanto distribuía cumprimentos e sorrisos. Ainda desconhecido da maioria dos eleitores – muitos dos quais não votam na capital mas em cidades da região metropolitana de São Paulo- foi pouco assediado para fotos. A despedida do local foi com uma oração.
Doria é o candidato a prefeito mais rico desta eleição. Empresário, ele declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 180 milhões.
O tucano também aproveitou o espírito olímpico para sensibilizar a plateia desta manhã e pedir que eles tenham orgulho do Brasil.