XANGAI Nesta quinta-feira, centenas de visitantes aguardaram, mesmo sob chuva, a abertura dos portões da nova Dineylândia de Xangai. A promessa, por parte da Walt Disney Co., para seu primeiro parque temático na China Continental, é de uma experiência distintamente chinesa, com uma casa de chá e bonecas e Minnie vestidas com gipao (traje tradicional chinê), sem dispensar um castelo de contos de fadas uma marca dos parques e um hotel temático inspirado nos filmes Toy story.
A Disneylândia de Xangai, que custou U$ 5,5 bilhões, foi inaugurada nesta quinta-feira, com uma celebração digna dos parques, embora o clima da festa tenha sido assombrado pela tragédia ocorrida no propriedade do grupo em Orlando, em que um menino de dois anos morreu afogado na terça-feira, após ser arrastado por um jacaré no lago em frente ao hotel Grand Floridian, dentro do complexo de parques.
O Shanghai Disneyland foi lançado após uma década de negociações, cinco anos de construção e semanas de testes, em que o principal executivo da Disney, Bob Iger disse terem recebido um milhão de visitantes, que experimentaram brinquedos, lojas, restaurantes e dois hotéis.
– O mais importante é que isso se trata de uma experiência autêntica da Disney e distintamente chinesa- disse Iger, antes da abertura.
Diante do icônico castelo, a Disney criou o Jardim dos 12 amigos, usando personagens como Remy (o ratinho que sonha em ser um chef) de Ratatouille e Tigrão, de Ursinho Pooh, como animais do horóscopo chinês. A Disney diz também que a casa de chá Wandering Tea House, que segue o modelo de uma construção na China oriental, é a única estrutura em estilo chinês em seus parques.
DE 15 MILHÕES A 50 MILHÕES DE VISITANTES
Especialistas esperam que a Disney de Xangai seja o parque mais visitado do mundo, atraindo algo entre 15 milhões e 50 milhões de visitantes ao ano. No outro lado do mundo, o Walt Disney World de Orlando, na Flórida, recebeu 19,3 milhões de visitantes em 2014.
– Será um enorme sucesso. Todos na China que têm um filho ou neto vai querer visitar a Disney de Xangai disse Shaun Rein, diretor gerente da China Market Research, em Xangai.
Segundo Yougov, empresa de pesquisa de marketing, 44% das pessoas que entrevistaram na China em maio disseram que planejam visitar a Disneylândia de Xangai nos próximos 12 meses. E que 80% planejam levar a família.
– O parque é bom. Eu me diverti muito durante os testes. É vibrante. A arquitetura, o castelo, e outras construções são muito especiais, disse Wang Lei, que trabalha para um rede de restaurantes em Xangai – Tenho certeza de que vol voltar, talvez muitas vezes. Vou trazer meus filhos e parentes da minha cidade natal – disse ela.
O número total de visitantes em parques temáticos chineses deve duplicar nos próximos anos, atingindo 282 milhões em 2019, considerando o patamar de 133 milhões em 2014, de acordo com a empresa de pesquisa Euromonitor International.
No entanto, o paque, que se estende por 7,5 km², pode ficar pequeno para comportar tanta gente. E a Disney pode ter problemas enfrentando o risco de ter seu parque tão lotado que o fato possa afastar potenciais visitantes.
– As pessoas estão esperando horas na chuva para se divertir, o que não é nada divertido disse a visitante Wang.