Cotidiano

Dilma rebate campanha publicitária de Temer e o chama de ?usurpador?

BRASÍLIA – A ex-presidente Dilma Rousseff rebateu ponto a ponto a campanha publicitária lançada na quarta-feira pelo governo Michel Temer cujo slogan é ? Vamos tirar o Brasil do Vermelho?. Em seu site, a petista afirma que a propaganda é ?enganosa? e que a peça, publicada em vários jornais de grande circulação, ?traz malabarismos e ficção?.

A campanha foi lançada para justificar a necessidade de medidas de ajuste fiscal que o governo quer aprovar, como a PEC do teto de gastos e a reforma da Previdência. E elenca dados da ?situação muito grave encontrada” depois da saída de Dilma. No site, a ex-presidente rebate 13, dos 14 pontos enumerados na campanha. Ela chama Temer de ?usurpador? e volta a se referir ao impeachment como ?golpe?.

?O presidente usurpador busca justificar as medidas que seu governo ilegítimo e sem votos quer tomar, sacrificando o povo e os trabalhadores. A campanha publicitária enganosa é mais uma peça do golpe, que culminará com o corte de investimentos nas áreas de saúde, educação e defesa nacional, embutido na chamada PEC 241, a PEC do teto dos gastos públicos. É maquiagem grosseira para enganar a sociedade e o povo brasileiros. Temer tenta desmontar a realidade e demonizar o PT e a oposição, mentindo sobre o governo Dilma Rousseff.?, diz Dilma no texto.

Ao rebater um dos dados da propaganda, de que haveriam R$ 2,6 bilhões atrasados no pagamento de tarifas bancárias referentes a serviços prestados ao governo, Dilma diz: “Os R$ 170 bilhões aprovados como déficit fiscal, se não fossem gastos com benesses pelo governo ilegítimo, dariam e sobrariam para pagar esse valor”.

O secretário de Comunicação da Presidência da República, Márcio Freitas, defendeu a campanha, dizendo que o slogan da campanha é “Equilibrar as contas públicas. Isso é governar com responsabilidade”. Explicou que o termo “vamos tirar o Brasil do vermelho” foi usado em um único material, veiculado nos jornais impressos e que não há conotação política.

? Tirar o Brasil do vermelho é um dito popular e a campanha foi feita para atingir a população. Escolhemos uma frase simples, inteligível e que captasse a mensagem. A cor vermelha é associada ao partido do presidente Michel Temer, o PMDB. Não tem lógica dar à campanha uma conotação partidária ? disse o secretário ao GLOBO.