Os avanços tecnológicos da última década, principalmente ao nível da informação e comunicação, transmitem ao cidadão comum uma ideia errada de que os motores de busca funcionam de forma otimizada e eficiente. Esta sensação está presente na forma prática e fácil com que fazemos pesquisas na internet e obtemos resultados instantaneamente. Contudo, não há nenhum garante de fiabilidade em relação àquilo que recebemos. Existem hoje ferramentas que permitem a qualquer pessoa criar conteúdo e isso faz com que os dados associados a qualquer pesquisa se multipliquem para a casa dos milhares e seja, por isso, impossível para os motores de busca tratar com qualidade todo este capital de procura. Mais do que nunca, importa saber como e onde procurar.
Esta ausência de fiabilidade serviu também de repto para a Comissão de uma Década Digital da Europa apresentar duas propostas, tendo em vista uma maior adequação à era digital, com novas regras para as plataformas já em 2021. O sucesso de uma procura online está desde logo dependente do motor de busca utilizado, já que por norma estes têm de organizar e ordenar cerca de 625 milhões de links por procura. Assim, pode fazer sentido alternar entre motores de busca dependendo do assunto ou da maior adequabilidade ao utilizado. Neste prisma, é também fundamental utilizar as palavras-chave mais próximas dos resultados que pretendemos, já que estas keywords são a parte mais importante em questões de procura. Estas tecnologias funcionam com base na sintaxe, ou seja, a procura é feita com base nas palavras, e não nos significados.
Em qualquer procura é também importante simplificar os termos utilizados, já que preposições como “em”, “se” ou “de” são utilizadas para milhões de resultados e a utilização deste tipo de palavras irá devolver uma imensidão de opções que não interessam. A melhor opção é mesmo procurar apenas pelas palavras-chave: se quer procurar clubes de futebol da Austrália, por exemplo, a melhor forma seria algo como “clubes futebol australia”. Depois interessa perceber que muitas vezes os resultados que aparecem no topo são publicidade, ou seja, são sites relevantes, mas aparecem no topo da lista porque estão a pagar para melhorar a sua visibilidade.
Depois de clicar no site, importa perceber se este tem toda a informação que necessitamos. Neste aspeto, os sites de descrição e comparação são os mais eficientes, uma vez que apresentam dados acerca de vários temas e permitem comparar várias opções. A plataforma KuantoKusta é um excelente exemplo na área das compras online, uma vez que permite comparar características de diferentes produtos. Fazendo uso da plataforma, pode fazer uma compra com consciência de todas as alternativas disponíveis. O site Vegasslotsonline serve também de exemplo para um portal que apresenta toda a informação sobre um determinado assunto. O prato forte é a comparação entre diferentes casinos online e as respetivas vantagens. Contudo, o site apresenta também várias informações sobre as funcionalidades dos casinos, os jogos disponíveis e até testemunhos de jogadores. Menos conhecido, o aluguerdecarrosbaratos.pt é outro exemplo de um destes sites, desta vez para o segmento de aluguer de automóveis. O portal permite obter informação sobre vários serviços, tendo por base a cidade de levantamento e as datas de aluguer e devolução.
Os efeitos da contínua produção de informação online são cada vez mais sentidos ao nível da desadequação de procura e, por isso, é muito importante ter em atenção as boas práticas de pesquisa para os anos vindouros. A dependência do digital é cada vez maior e a utilização de motores de busca não irá cair em desuso tão cedo, ainda que já se fale há algum tempo na possibilidade de a rede se tornar semântica, ou seja, funcionar à base do significado das palavras, imagens, sons, etc. que pudessem ser utilizados para efetuar uma pesquisa. Enquanto esse dia não chega, é importante saber jogar com as regras dos motores de busca atuais.
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