Foz do Iguaçu – Foram 30 anos de espera, mas finalmente, a população das três fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina) poderá acompanhar muito em breve a inauguração de um marco histórico para o desenvolvimento modal e econômico em Foz do Iguaçu e de todo o Oeste do Paraná. A segunda ponte ligando Brasil e Paraguai, batizada de Ponte da Integração, já teve investimentos de R$ 277 milhões e será responsável por escoar um fluxo diário de 500 a 600 caminhões, desafogando a Ponte da Amizade que passará a ter uma característica unicamente turística.
As obras da Ponte da Integração foram iniciadas em 2019 e a previsão é que seja entregue ainda neste ano. A conclusão já supera 95%, conforme o mais recente boletim do DER-PR (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Paraná). Os últimos retoques são realizados pela equipe de serviço, envolvendo guarda corpo, postes de iluminação, pintura da sinalização e dispositivos de drenagem. Em outubro, foi finalizada a pavimentação com uma camada de sete centímetros de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) sobre as lajes de concreto.
A ponte fica perto do Marco das Três Fronteiras, no bairro Porto Meira. A obra fará a ligação de Foz do Iguaçu com a cidade paraguaia de Presidente Franco. A estrutura é do tipo estaiada, com duas torres de sustentação. Ela terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, além de um acostamento de três metros e 1,7 metro nas laterais. A rodovia que dá acesso à ponte passa por serviços de terraplenagem e nas interseções do acesso à Ponte Tancredo Neves e à Rodovia das Cataratas, em fase de duplicação graças também a recursos disponibilizados pela Itaipu Binacional.
Futuro promissor
Em entrevista ao Jornal O Paraná, o diretor de Comércio Exterior da Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu), Mário Alberto Camargo, disse Foz do Iguaçu vive um novo momento, mais promissor, por conta de todo o complexo de infraestrutura em fase de construção, partindo da segunda ponte entre Brasil e o Paraguai e a perimetral. “E no futuro bem próximo, teremos ainda o novo Porto Seco, cuja licitação deverá ocorrer no início do próximo ano”, antecipa Camargo. Será um salto significativo na logística da fronteira, tanto para as exportações como para as importações. “Vamos conseguir separar a logística de transporte de cargas pesadas do turismo”.
Inicialmente, a Receita Federal pretende utilizar a segunda ponte para o transporte de caminhões vazios, já que o acesso ainda precisa ser concluído por parte do Paraguai. Ao aliviar o trânsito na Ponte da Amizade e garantir mais mobilidade, o turismo será ampliado e consequentemente, haverá maior giro no comércio das duas cidades irmãs. “Estamos aguardando ansiosos a conclusão da perimetral, a licitação do novo Porto Seco. A ideia é tirar o Porto Seco do perímetro urbano e garantir melhores condições de fluxo também na BR-277”.
Para ele, a segunda ponte é um marco histórico no desenvolvimento e a expectativa é grande em relação à sua inauguração. “Os reflexos são os mais positivos sobre a mobilidade urbana em Foz do Iguaçu. Vamos ter um novo panorama do turismo, tirando a circulação dos caminhões de dentro da cidade. Hoje, eles disputam espaço com o turismo por falta de uma estrutura melhor para facilitar essa circulação”.
Com a perimetral, o ambiente será propício para o comércio internacional de cargas, de forma a não afetar diretamente o turismo. Os reflexos dessa segunda ponte já são sentidos no cerne econômico e de negócios, com empresas já iniciando o planejamento para se instalar nas proximidades da perimetral.
Nova Ferroeste
A Ponte da Integração não será rodoferroviária, porém, o anúncio de um ramal da Ferroeste ligando o Brasil ao Paraguai, passando por Foz do Iguaçu, também é outro ponto importante para o progresso. A princípio, os trilhos deverão passar nas proximidades da Itaipu, até porque no local da segunda ponte, não há mais espaço físico suficiente, já tomado por condomínios e residências.
“Estamos otimistas com os alinhamentos que têm ocorrido, envolvendo a participação dos governos municipal, estadual e federal, no sentido de oferecer um ambiente para todos, são só para os iguaçuenses, mas para todos aqueles nos visitam e também aos caminhoneiros responsáveis por transportar as nossas riquezas”, comenta Camargo. Conforme ele, a Acifi demonstra otimismo, principalmente por conta dos empresários que têm procurado a associação interessados em como vai funcionar toda logística de transporte. “Esperamos alcançar um desenvolvimento ainda maior e ter mais elementos de mobilidade para Foz do Iguaçu”.
Fotos: Celso Dias
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Inauguração prevista
para 12 dezembro
De acordo com o governador do Paraná, Ratinho Junior, a ligação entre Brasil e Paraguai via Ponte da Integração é momento histórico para o Paraná. “É mais um passo importante na direção do desenvolvimento pleno. Esse é o Paraná que deu certo”.
No site do governo paraguaio, consta a informação de que o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, reservou para o dia 12 de dezembro a inauguração da Ponte da Integração, financiada pela Itaipu. Ele confirmou a data em recente entrevista coletiva concedida no distrito de Capitão Miranda, Departamento de Itapúa, onde cumpriu agenda oficial.
Além disso, a Ponte Internacional da Integração vai passar por um rigoroso teste de carga para avaliação da estrutura. Essa verificação deve ocorrer ainda no fim deste mês. De acordo como a Diretoria de Coordenação do lado paraguaio de Itaipu, engenheiro Pánflio Benítez, a ideia predominante entre os membros da equipe técnica encarregada de supervisionar a obra é a de realizar o teste de carga dinâmica e não de forma estática.