Para oferecer serviços via Internet, as prefeituras precisam de infraestrutura adequada. Na mesma linha, trabalham as câmaras de vereadores que buscam agilidade e transparência. Exemplo disso são as câmaras de Castro, Enéas Marques e Guaíra, as prefeituras de Guaraniaçu, Marmeleiro, Paranavaí e Santo Antônio da Platina, além da prefeitura e da câmara de Rio Branco do Sul e da prefeitura, da câmara e do fundo de assistência e previdência de Fernandes Pinheiro.
Todas essas entidades paranaenses assinaram, neste primeiro semestre de 2022, contrato com a IPM para migrarem a sua gestão para nuvem (cloud computing). A tecnologia permite que qualquer pessoa acesse serviços sem precisar se deslocar até o posto de atendimento do município.
“Precisamos acompanhar os avanços tecnológicos para qualificar a prestação de serviços públicos. Além disso, a tecnologia traz maior eficiência e transparência”, diz o Secretário de Gestão da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, Joubert Alves Brito. Outra vantagem, acrescenta Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM, é a redução de gastos com correio, impressão em papel e equipamentos caros. “Com a informação na nuvem, conseguimos ampliar o acesso às informações e também gerenciar melhor os recursos públicos”.
Crédito: Divulgação