A Defesa Civil desempenha um serviço bem próximo com a comunidade, sendo um suporte nas horas de necessidade, em situações de emergência. Além de todo o trabalho na gestão de catástrofes naturais, a Defesa Civil de Cascavel também te se tornando um apoio diário à população, com o serviço gratuito de remoção de abelhas, vespas e marimbondos.
Apesar do atendimento ainda ser recente, visto que está ativo desde 2019, o serviço tem sido adotado pela comunidade, que tem na Defesa Civil um amparo para quando os insetos aparecem nas casas e empresas e geram riscos. Prova disso é que em 2021 foram 752 atendimentos, já neste ano são 924, um crescimento significativo de 22% do serviço que é realizado sem nenhum custo aos contribuintes.
Quando essa modalidade foi oferecida à comunidade em 2019, só teve 111 ocorrências, agora o número chega a quase mil. Uma demonstração da popularização do serviço. “A população agora sabe onde recorrer quando recebe a visita das abelhas. O Município ao fornecer o serviço, a população liga imediatamente e, de fato, está sendo bem atendida”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Márcio Ribeiro.
A população pode acionar o atendimento pelo telefone (45) 3902-1731. A equipe vai até o local e faz o trabalho. “Nós capturamos, removemos as abelhas e entregamos os enxames para apicultores que fazem a parceria com a Defesa Civil, porque não temos condições técnicas de cuidar de um apiário e realizar o tratamento adequado para as abelhas. Entendemos que o melhor a ser feito é cumprir a lei, eliminando o risco”, explica Marcio Ribeiro.
ECOSSISTEMA
As abelhas, vespas e marimbondos são importantes para o ecossistema, mas representam perigo na área urbana aos animais e as pessoas. As abelhas com ferrão se deslocam da área rural para a urbana e param para descansar nas residências. Cascavel é uma cidade arborizada e por isso atrai muitos enxames. Segundo a Defesa Civil, 27% dos enxames que param para descansar se retiram do local em menos de 72 horas.
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Cascavel também atua em outras áreas, com vistorias pós incêndio, por exemplo. Em 2021, foram 13 acionamentos, neste ano foram 7.
As equipes fazem ainda vistorias para avaliar riscos em edificações. Somente neste ano foram 84 atendimentos desse tipo. Os servidores também monitoram áreas de atenção do Município. Ao todo, são 78 regiões que são analisadas constantemente pelos agentes públicos.
O trabalho de gestão de desastres climáticos realizado pela Defesa Civil já fez a entrega de 1.620 unidades de telhas e 14.323 metros de lona em 2022. A distribuição é feita de forma gratuita como um suporte às famílias afetadas. Em 2021, foram entregue 967 telhas e mais de 11 mil metros de lona.
Crédito: Secom