O município de Cascavel tem vivido uma verdadeira infestação de formigas cortadeiras. Com formigueiros espalhados pelos mais diversos locais da cidade, a Defesa Civil assumiu o trabalho de combater esses insetos nos espaços públicos do município, com a aplicação de inseticidas.
O controle é necessário, uma vez que as cortadeiras provocam erosão no solo e outros problemas que podem gerar grandes desastres. “Elas retiram terra do subsolo e como consequência provocam galerias subterrâneas, enfraquecem as raízes das árvores e das fundações de muros, residências e demais construções, podendo provocar desmoronamento. Além disso, elas causam danos às plantas devido ao corte das folhas, brotos e cachos e acabam paralisando seu crescimento”, explica o coordenador da defesa Civil, Márcio Ribeiro.
O cronograma de serviços já está definido pela Defesa Civil. O trabalho já está sendo realizado na Avenida Brasil e depois seguirá pelas Avenidas Tancredo Neves, Barão do Rio Branco, Carlos Gomes, Rocha Pombo e Avenida Ítelo Webber. Após a aplicação nas avenidas, o trabalho será nos territórios, nos bairros de Cascavel. “Entendemos que a demanda é grande e que muitos desejam receber o atendimento, todavia pedimos que esperem a aplicação ser realizada no seu território”, orienta o coordenador.
O trabalho atende a Lei 93/2021. O governo municipal criou uma força de trabalho envolvendo, além da Defesa Civil, as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.
Fonte: Assessoria