RIO – Quem passou pelo Rio Design Barra, na Zona Oeste do Rio, entre segunda e sexta-feira passadas não resistiu ao cheiro de comida fresquinha na praça central. Durante o período, o local ganhou um fogão, uma bancada e uma pia, por onde passou gente que tem a habilidade de ensinar a preparar receitas enquanto cozinha. A iniciativa de dar água na boca é parte do evento Toque de Chef, uma parceria do GLOBO-Barra com o shopping, que teve sua primeira edição na região às vésperas do Dia dos Namorados.
? Temos como um de nossos pilares a gastronomia desde quando éramos apenas um shopping de decoração. E percebemos uma tendência cada vez maior do público de se interessar pela questão gourmet, de querer aprender cozinhar, de buscar novidades nas receitas. Achamos que o Dia dos Namorados era perfeito para receber esse tipo de evento, porque é quando os casais querem comer fora ou ficar juntos em casa para prepararem pratos a dois ? conta a gerente de marketing do Rio Design Barra, Eugênia Del Vigna.
Dos 14 restaurantes do shopping, dez participaram do Toque de Chef. A cada dia, dois estabelecimentos, um às 17h e outro às 19h30m, levaram seus representantes para a cozinha montada sobre um palco na praça central. Enquanto preparavam pratos, com seus microfones tipo Madonna, eles deram show.
? Achei muito legal essa dinâmica de poder ensinar às pessoas enquanto preparo o prato. Como a plateia estava lá, tive como dar umas dicas de culinária que num programa de TV talvez não desse, porque não seria possível ver se o espectador tinha alguma dúvida ? elogia o chef do In House Café-Bistrô, Alex Herzog, que preparou um brandade de bacalhau adaptado. ? Uma vez, em casa, resolvi adaptar a receita original e, no lugar da batata, coloquei mandioca, que é uma planta típica do Brasil. Ficou uma delícia e, desde então, alterei também o prato no restaurante.
As receitas ensinadas deveriam ser simples, mas com visual interessante. Alguns restaurantes chegaram a alterar o prato proposto, após sugestões da administração do shopping.
? Foi tudo decidido em conjunto. Os estabelecimentos nos mostravam o que iam apresentar e nós dávamos os nossos pitacos para o evento se desenrolar da melhor maneira. Por exemplo, o Corrientes 348 ia ensinar a preparar um prato com carne, que é a especialidade da casa. Mas o restaurante tem sobremesas deliciosas, e achamos que era uma boa oportunidade de mostrar uma delas para as pessoas ? revela Eugênia.
Ao lado de todos os chefs esteve a sommelière Deise Novakoski. Foi ela a responsável por mediar a apresentação dos chefs. Ao fim de cada receita, indicava os vinhos com os quais os pratos poderiam ser harmonizados. No caso dos restaurantes que não trabalham com a bebida, ela deu o seu jeitinho brasileiro.
? Para o Balada Mix, que tem uma proposta mais saudável, sugeri um suco de laranja com gengibre e lima para acompanhar o filé de dourado grelhado feito pelo Emerson Andrade. Também me encarreguei de fazer perguntas óbvias. Como sou professora e sei que os alunos só se encorajam a levantar a mão para fazer questionamentos inteligentes, cuidei de tirar dúvidas que, aparentemente, poderiam ser consideradas imbecis, mas que também salvariam muitas vidas ali, já que recebemos pessoas que entendem de gastronomia e outras que não sabem nem ligar um fogão ? explica Deise.
O aposentado Custódio Valente foi ao evento sozinho na segunda-feira. Levou uma amostra do peixe do Balada Mix para a mulher, Vilma de Freitas, e, na terça, ganhou companhia para voltar.
? Estamos há 43 anos casados e adoramos cozinhar juntos. Para o Dia dos Namorados, vou fazer o bobó que aprendi com o chef do Camarada Camarão. Gosto muito de preparar pratos mais elaborados ? diz Valente.
Já o chef Euclides Queiroz, do Azzurra, ficou emocionado com os aplausos da plateia após ensinar a fazer a massa Garganelli Don Giuseppe. Pouco tempo depois, já tinha gente sentada a uma das mesas do restaurante:
? Ao fim da apresentação, como todos fizeram, demos amostras grátis do prato para os presentes. Mas a repercussão foi tão boa que, quando subi para trabalhar, já tinha gente esperando para repetir o garganelli lá em cima. Sinal de que gostaram mesmo!
As receitas dos pratos ensinados no evento estão no site do Rio Design. Duas delas, O GLOBO publica em sua página virtual.