Matelândia – Com 61,42% dos votos válidos, o prefeito de Matelândia, Rineo Menoncin, o Teixeirinha, foi reeleito para cumprir mais quatro anos de mandato, ao lado de seu vice, Enio Oliveira. A crise também bateu à porta do município, agravada com a queda na arrecadação do ICMS. O maior desafio para o próximo mandato será o de garantir estabilidade econômica para os munícipes, destacou. Precisamos andar com as próprias pernas e não depender dos governos estadual e federal. Todos os esforços serão centrados para garantir a ampliação das condições de atendimento nos setores da saúde e educação.
O agronegócio é um setor de vital importância para a mudança do cenário econômico de Matelândia, na visão do empreendedor público. Contamos com várias agroindústrias responsáveis pelo fomento da agricultura familiar e é justamente nisso que apostamos todas as nossas fichas, salientou o prefeito reeleito.
A Cooperativa Agroindustrial Lar ocupa um papel determinante para que Matelândia experimente uma nova atmosfera de desenvolvimento. Os investimentos da cooperativa chegam a R$ 500 milhões, que vão gerar tributos importantes para o município.
No campo da assistência social, Teixeirinha defende uma administração de amparo às famílias mais carentes. Mas sem fazer aquela assistência social hipócrita, disparou.
BR-277
O prefeito reeleito Rineo Menoncin destacou a parceria com o governo do Estado e a Concessionária Ecocataratas, nas obras de duplicação da BR-277, um sonho acalentando pela população há anos e que agora se transforma em realidade. Esse respeito por Matelândia por parte destes órgãos precisa ser reconhecido. O município conquistou dois viadutos, uma trincheira e uma passarela. Com todas essas melhorias, o trajeto de Matelândia pode ser considerado o melhor ao longo da BR-277 entre Foz do Iguaçu e Curitiba.
A acessibilidade e a fluidez do trânsito nesse que era um sério gargalo no município influenciará de maneira positiva na questão turística e econômica da cidade, entende o prefeito reeleito, que defende a prorrogação da duplicação da BR-277 ao longo do percurso.
As obras ainda garantem a segurança dos pedestres que por ali passam diariamente. Tivemos inúmeras vidas perdidas na BR-277 e a partir de agora, muitas delas passam a ser poupadas graças a essas melhorias.
Maior efetivo policial
Em relação à segurança pública, o prefeito Rineo Menoncin, o Texeirinha, observa necessidade de um maior efetivo, mas também sabe da dificuldade do Estado em contratar mais policiais. Pensando nisso, uma de suas propostas é criar a guarda municipal, com a contratação de 16 agentes e aquisição de duas viaturas.
Na saúde, a atenção básica é um dos cuidados primordiais da administração. Devido a problemas nas esferas estadual e federal, o município acaba arcando com despesas neste setor. Em quatro anos, o governo de Matelândia realizou perto de dois milhões de exames especializados nos últimos quatro anos.
Gestão pública
De acordo com Teixeirinha, o gestor precisa ser responsável em relação aos atos públicos, principalmente em função da Lei de Responsabilidade fiscal, que proíbe gastos superiores à arrecadação do município. O bom gestor precisa olhar com maior atenção as pessoas e promover uma gestão humanizada, entende ele.