Cotidiano

Criadores da câmera digital ganham prêmio, mas um deles pondera sobre selfies: 'Frustrante'

64675980_IMAGE DISTRIBUTED FOR QEPRIZE - From left Dr Michael Tompsett UK Professor Eric Fossum.jpg

RIO ? Os inventores da câmera digital ganharam a maior láurea da engenharia internacional, o Prêmio Rainha Elizabeth, que reconhece, na edição deste ano, o desenvolvimento de tecnologias relacionadas a links digital sinais digitais. na avaliação dos jurados, o trabalho dos cientistas “revolucionou” o mundo.

O prêmio foi compartilhado pelo físico britânico Michael Francis Tompsett, pelo professor universitário japonês Nobukazu Teranishi e pelos americanos Eric Fossum, que é físico e engenheiro, e George Smith, físico. Este último foi o único que não pôde ir à cerimônia, realizada nesta quarta-feira, dia 1º, em Londres, Inglaterra.

Embora animado com o reconhecimento, Tompsett admitiu que se sente “frustrado” por veu seu invento usado de forma tão indiscriminada, em especial em selfies. Ele disse à “BBC News” que ele tinha alguns sentimentos mistos. Sim, ele sentia orgulho, mas “também sentia o oposto”.

? Eu me sinto frustrado por todas essas pessoas que têm câmeras ficarem tirando fotos de tudo que veem. E selfies! Você está andando e de repente um pau de selfie aparece.

E acrescentou, ironicamente:

? Às vezes penso que quem inventou esta tecnologia deve ser tratado ? brincou ele.

IDEIA SURGIU EM 1969

As realizações do quarteto de engenheiros vencedores do prêmio abrangem três décadas e ajudaram a transformar tratamentos médicos e diagnósticos por imagem, além de métodos usados na ciência e no entretenimento. Sem o trabalho deles, conversas por skype, selfies, jogos de computador e serviços de streaming não seriam possíveis.

A revolução começou com a criação do dispositivo de carga acoplada (conhecido pela sigla CCD), no Bell Labs, na cidade americana de Nova Jersey.

64675998_IMAGE DISTRIBUTED FOR QEPRIZE - From left Dr Michael Tompsett UK Professor Nobukazu Ter.jpgGeorge Smith e Willard Boyle ? este já falecido ? tiveram a ideia de desenvolver esse sensor CCD em 1969, mas com o objetivo de usá-lo como um circuito de memória de computador. Os dois receberam o Nobel de Física em 2009 pela criação do que viria a ser os “olhos” das câmeras digitais.

No entanto, foi o colega deles, Michael Tompsett, que viu o potencial do invento para tirar fotografias.

Até então, imagens eram capturadas em filme e as pessoas tinham que esperar vários dias para vê-las, enquanto eram processadas em laboratórios.

A primeira fotografia digital em cores foi da esposa de Tompsett, Margaret. A imagem apareceu na capa da revista “Electronics”.

? Não tínhamos ideia de que ela seria a primeira garota de uma capa digital ? divertiu-se Tompsett.