Cotidiano

Corpus Christi: celebração envolve 100 voluntários

Este ano o tema é “Eucaristia: fonte de amor e vida”

Nesta quinta-feira (20) é celebrado o Corpus Christi e mais de 100 voluntários de paróquias de Cascavel trabalham na organização da tradicional procissão. A celebração terá início às 15h com a missa campal na Praça da Paróquia Santo Antônio. De lá os fiéis seguirão até a Catedral pela Avenida Brasil. Este ano o tema é “Eucaristia: fonte de amor e vida”.

Neste ano não haverá os coloridos tapetes, que ficarão concentrados apenas em três paradas.

De acordo com o ministro extraordinário e cerimoniário da Catedral, Clóvis Roberto Sillus, a mudança é devido à nova organização da Avenida Brasil. “Como o transporte público está passando pela avenida, nós não teremos tapetes em todo o caminho”.

Já os tapetes da Paróquia Santo Antônio e da Catedral serão confeccionados pela manhã, em serragem, imagens, TNT, tecidos e papéis.

Participação

No ano passado, a celebração reuniu 7 mil cristãos, mesmo número esperado para este ano. “Depende de fatores externos, como o clima, mas nós sempre alcançamos um grande público e esperamos todos na quinta-feira”, afirma o ministro Clóvis Sillus.

O que é

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Reportagem: Milena Lemes