Cotidiano

Cópias chinesas de carros: semelhanças com os originais não têm limites

RIO – Mire com firmeza o Volkswagen Up! da foto abaixo. Surpresa: não é um Up! original, mas um clone chinês, o Weikerui V7.

Trata-se de uma cópia feita na maior cara-de-pau pela Dezhou Weikerui Electric Vehicles, especializada em carros elétricos de baixa velocidade. O modelo fake foi exibido semana passada no salão de automóveis elétricos de Jinan.

Na China, existe uma categoria chamada LSEV (low-speed electric vehicles) de veículos elétricos baratíssimos e com velocidade máxima limitada a 50km/h. São, quase todos, feitos por pequenos fabricantes que, na maioria das vezes, copiam em tamanho reduzido o visual de automóveis famosos.

Como essas empresas são, em sua maioria, ?de fundo de quintal? e com produção mínima, as marcas originais nem ficam sabendo que foram alvo de falsificações. Ou, então, não dão muita bola para isso.

O clone do Up!, porém, exagerou: tem dimensões quase idênticas às do original. Por fora, é quase impossível diferenciá-los. Até o logotipo na dianteira é quase igual ao da VW…

Sua versão LSEV tem um motorzinho de 7kW (equivalente a 9,6cv), consegue chegar à máxima de 40km/h e custa 20 mil yuans, uns R$ 9 mil.

Por não poluírem o ar, os LSEVs têm subsídios do governo chinês e incentivos como dispensa de pagar taxas de emplacamento e permissão para parar em lugares proibidos aos carros comuns.

Mas o mais supreendente é que essa cópia do Up! também terá uma versão elétrica ?normal?, com máxima de 120km/h e autonomia de 200 quilômetros entre as recargas.

Assim, enquanto o VW e-Up! elétrico de verdade custa o equivalente a R$ 120 mil (!) na China, o mais caro de seus clones sai por R$ 15.800, segundo o site CarNewsChina.com.

IGUAIS, MAS DIFERENTES

Entrar no mundo dos carros elétricos de baixa velocidade chineses é mergulhar em um universo paralelo, com mais de cem fabricantes que montam carros a partir de peças de fornecedores externos. Muitos compartilham motores, suspensões, rodas e carroceria. Tentam dar ?cara própria? a seus produtos em detalhes visuais. Há desde modelos básicos até outros, enfeitados como se fossem um Audi, Mercedes ou Volvo. Essa fórmula vem dando certo na China: as vendas saltaram de 23 mil LSEVs em 2009 para 688 mil unidades, no ano passado.