A rotina da catadora de recicláveis Odete Cordeiro Chagas começa bem cedo, quando vai até a Cootacar (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Cascavel) para trabalhar. O trajeto de casa até a cooperativa é feito há quase sete anos, mas há um ano um propósito muito especial lhe dá um ânimo extra.
O nascimento da Ana Clara mudou a rotina de Odete, que cuida do bebê e do filho de 15 anos sozinha. Tudo isso com a renda que ganha na cooperativa: em torno de R$ 600 por mês.
A bebê nasceu com problemas respiratórios, que exigem até fisioterapia nos pulmões. Para agravar ainda mais o caso, ela foi diagnosticada com alergia à proteína do leite. Nesse caso, os alimentos são bastante restritos e uma lata de leite, que dura uma semana e meia, custa R$ 180.
“É difícil ter dinheiro para tudo o que a Ana Clara precisa. Sobrevivo com o meu salário e também conto com a ajuda de doações”, confessa Odete.
Além da intolerância alimentar, a pequena tem alergia a determinados tipos de fraldas e tecidos. “Tem que dar um jeito de comprar, pois ela não pode ficar sem ou usar qualquer coisa”, reforça a mãe.
Enquanto Odete se desdobra para conseguir comprar tudo o que Ana Clara precisa, Vitor, o filho de 15 anos, tenta compreender a situação da família. “Meu filho é muito compreensivo. Se não tem alguma coisa, ele entende”, relata.
Porém, o sonho da mãe para este Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, é presenteá-lo com roupas e calçados, já que o adolescente é bastante vaidoso. “O Vitor adora se arrumar, mas não é sempre que a gente pode comprar o que ele quer”, revela a mãe.
Campanha
Histórias como a de Odete fizeram com que um grupo de voluntárias organizasse uma campanha para o Dia das Crianças. Mas, para atender aos pedidos de 83 crianças e adolescentes da Cootacar e garantir um dia de muita alegria, o apoio da comunidade é fundamental.
Conforme a voluntária Carla Alves de Lima, a meta é reunir 85 caixas de leite, achocolatados e alimentos não perecíveis como feijão, arroz, macarrão, farinha, entre outros, que serão entregues aos cooperados no dia 6 de outubro.
Além disso, podem ser doados calçados, roupas e cobertores.
A arrecadação segue até o fim de setembro. Os materiais podem ser levados até a sede da cooperativa, que fica na Avenida Piquiri, 1.721, no Bairro Brazmadeira.