Cotidiano

Convênio garante equipamentos e mobiliários para a Estação da Inovação

Convênio garante equipamentos e mobiliários para a Estação da Inovação

Com quase 70% das obras concluídas, a Estação de Inovação de Cascavel já possui recursos para equipar o espaço, que está sendo edificado no antigo Terminal de Transbordo Oeste. Na manhã desta quinta-feira (10), em solenidade na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel, assinaram um convênio para a liberação de R$ 1,5 milhão para a aquisição de equipamentos e mobiliário que irão compor o espaço tecnológico.

O prefeito Paranhos destaca que a inovação é indispensável à gestão pública para melhorar a vida das pessoas e que tudo muda, se transforma, a uma velocidade muito grande, e que o poder público precisa acompanhar essa evolução. “A prefeitura está melhorando os serviços, dando dinamismo, facilitando. Nós estamos já na iminência de colocar a saúde de inteligência. Então, tudo isso faz com que o cidadão cascavelense possa ser privilegiado. Hoje assinamos o convênio com o governo do Estado para os equipamentos de um grande investimento que estamos fazendo, que é a Estação da Inovação. Tudo isso para disponibilizar para a população de Cascavel. Nós precisamos melhorar a renda das pessoas, profissionalizar, e a inteligência artificial chegou definitivamente para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, disse que a Estação de Inovação será uma ferramenta de transformação social. Segundo ele, é um trabalho de base para ensinar lógica de programação, que irá ensinar raciocínio lógico, algo fundamental em qualquer área de atividade. “Nesse ambiente, queremos trazer um grande número de capacitações, formações, também um espaço de prototipação, coworking, incubação de empresas e também falar de inovação pública, de gestão pública”, afirma.

O vice-prefeito Renato Silva lembra que a tecnologia avança rapidamente e que a gestão pública tem que estar vigilante e atenta a essa questão. “Nada melhor do que consolidar, fazer essa parceria entre o Município e Estado e a gente sair na frente, para dar condições para que nossos jovens se preparem cada vez mais para ir ao mercado de trabalho, que é tão competitivo”, avalia.

O secretário Marcelo Rangel ressaltou que será um polo regional de inovação e enfatizou que o Paraná assumiu a liderança do Brasil na área de inovação justamente por conta da evolução dos municípios paranaenses. Ele também destacou que o ProgeTI (Programa Estratégico de Geração e Emprego em Tecnologia da Informação) criado em Cascavel é referência para os demais municípios. ‘A gente pega o que funciona, o que é bom, e tenta replicar em outros municípios. É isso que está fazendo a diferença, porque a qualificação é fundamental. Nós temos mais de 30 mil vagas para programadores na área de inovação, com salários que iniciam acima de R$ 6 mil’, afirma. Esse sistema do ProgeTI é uma referência para todo o Estado do Paraná. A gente pega o que funciona, o que é bom e tenta replicar em outros municípios. É isso que está fazendo a diferença. A qualificação é fundamental”, afirmou.

A Fundetec, responsável pelo desenvolvimento do projeto e pelos serviços que serão oferecidos na Estação de Inovação, já conta os dias para começar a receber os usuários e visitantes. O espaço receberá projetos já existentes, como o ProgeTI, uma área reservada para um Fórum permanente de discussão sobre o tema Cidades Inteligentes, além de cursos, aulas, capacitação e treinamento. Ambientes para ampliar programas já desenvolvidos devem transformar o espaço multiuso em um ponto turístico também.

Fonte: Secom