RIO – Este é um daqueles anos em que há um claro favorito para vencer a maioria das categorias do Oscar. Espera-se que ?La la land: cantando estações?, favorito em dez das 14 categorias que disputa, leve para casa a estatueta de melhor filme. Aparentemente, isso se deve a duas razões principais. Primeiro, o musical de Damien Chazelle (também cotado para sair como diretor vitorioso) é uma história de amor leve e escapista, perfeita para fugir das discussões políticas. Depois, é um longa nostálgico com várias referências a musicais antigos e à própria indústria, e Hollywood adora uma história sobre si mesma. Nas categorias de atuação de coadjuvantes, é difícil imaginar Mahershala Ali (?Moonlight: sob a luz do luar?) e Viola Davis (?Um limite entre nós?) perdendo. Entre os atores em papéis principais, Casey Affleck (?Manchester à beira-mar?) e Isabelle Huppert (?Elle?) são ameaças reais para desbancar os favoritos: Denzel Washington (?Um limite…?) e Emma Stone (?La la land?).
Uma coisa é quem vai ganhar o Oscar. Outra é quem deveria vencer. A decisão da Academia e a opinião de críticos e espectadores, afinal, costumam divergir. E este ano não está diferente. Nove Bonequinhos do GLOBO apontaram quem são seus favoritos, e uma unanimidade chama a atenção: ?La la land? não recebeu nenhum voto de melhor filme. Segundo os críticos, o Oscar principal desta noite deveria ir para… ?Moonlight?.
Oscar 2017: Quanto custou e quanto arrecadou cada indicado a melhor filme
Confira abaixo os favoritos (e quem deveria ganhar) em cada categoria:
FLIME:
Favorito: ‘La la land: cantando estações’
Quem deveria ganhar: ?Moonlight?. Cinco críticos do GLOBO consideraram o longa de Barry Jenkins o melhor de todos os indicados, enquanto ?La la land? não recebeu nenhum voto. ??Moonlight? evita os estereótipos e convida o espectador a perceber a importância da empatia e do afeto num mundo cada vez mais segregado pelo ódio?, define o crítico Marcelo Janot em sua justificativa.
DIREÇÃO:
Favorito: Damien Chazelle (?La la land?)
Quem deveria ganhar: Barry Jenkins. Em sintonia com a escolha de melhor filme, o diretor de ?Moonlight? foi quem recebeu mais votos: cinco. A delicadeza e pessoalidade que o cineasta imprimiu à obra foram algumas das qualidades mais lembradas. ?As escolhas de Jenkins são certeiras e poéticas?, diz o crítico Mario Abbade.
ATRIZ:
Favorita: Emma Stone (?La la land?)
Quem deveria ganhar: Isabelle Huppert (?Elle?). Emma Stone é carismática, mas a coragem da atriz de ?Elle? em assumir o papel de uma mulher dona de seu corpo conquistou os Bonequinhos. ?Isabelle condensa facetas de seus melhores papéis no passado. Se não fosse o conservadorismo da Academia, não teria para mais ninguém?, diz Carlos Helí de Almeida.
ATOR
Favorito: Denzel Washington (?Um limite entre nós?)
Quem deveria ganhar: Denzel Washington e Casey Affleck (?Manchester à beira-mar?). Aqui não houve consenso, com os votos divididos entre os astros de ?Um limite entre nós? e ?Manchester à beira-mar?. Susana Schild foi uma das que votaram no segundo: ?Houve quem achasse de uma atuação de uma nota só. Não é verdade. A dor é que não cede. E Affleck mostra essa condição com sensibilidade?.
ATRIZ COADJUVANTE
Favorita: Viola Davis (?Um limite entre nós?)
Quem deveria ganhar: Viola Davis. O gosto dos críticos coincidiu com o da Academia. O motivo é a performance memorável de Viola Davis em ?Um limite entre nós?. ?Uma atriz que bateu na trave em outras duas ocasiões (?Dúvida? e ?Histórias cruzadas?) e que, discretamente, impõe-se pouco a pouco como ?a? personagem do filme?, elogia Sérgio Rizzo.
ATOR COADJUVANTE
Favorito: Mahershala Ali (?Moonlight?)
Quem deveria ganhar: Jeff Bridges (?A qualquer custo?). O ator de ?A qualquer custo? foi o preferido na opinião dos Bonequinhos, sendo celebrado pela sutileza de sua performance. ?Bridges é este homem da lei, com todas as ambiguidades possíveis para o personagem, alguém que se equilibra entre o cinismo e uma ternura selvagem?, afirma o crítico André Miranda.
LONGA DOCUMENTÁRIO
Favorito: ?O.J.: made in America?
CURTA DOCUMENTÁRIO
Favorito: ?Watani: my homeland?
FILME ESTRANGEIRO
Favorito: ?O apartamento? (Irã)
Quem deveria ganhar: ?O apartamento?. Apenas o longa de Asghar Farhadi e o alemão ?Toni Erdmann? receberam votos, mas o filme iraniano levou a melhor, por misturar teor político com intensa dramaturgia. Daniel Schenker destaca a ?qualidade do texto, o trabalho dos atores e a habilidade do diretor na condução da tensão em espaços fechados?
FIGURINO
Favorito: ?Jackie?
EFEITOS VISUAIS
Favorito: ?Mogli: o menino lobo?
MAQUIAGEM
Favorito: ?Star Trek: sem fronteiras?
ROTEIRO ORIGINAL
Favorito: ?Manchester à beira-mar?
ROTEIRO ADAPTADO
Favorito: ?Moonlight?
LONGA DE ANIMAÇÃO
Favorito: ?Zootopia?
TRILHA SONORA
Favorito: ?La la land?
CANÇÃO ORIGINAL
Favorita: ?City of stars?, de ?La la land?
MIXAGEM
Favorito: ?La la land?
CURTA-METRAGEM
Favorito: ?Sing?
FOTOGRAFIA
Favorito: ?La la land?
DIREÇÃO DE ARTE
Favorito: ?La la land?
EDIÇÃO
Favorito: ?La la land?
CURTA ANINADO
Favorito: ?Pear cider and cigarettes?