Cotidiano

Confira as verdades e mentiras do primeiro discurso de Trump ao Congresso

USA-TRUMP_ (2)WASHINGTON ? Em seu primeiro discurso ao Congresso, o presidente americano, Donald Trump, cometeu alguns deslizes em temas como imigração, mercado de trabalho e sobre o programa de saúde Obamacare, implementado pelo seu antecessor, Barack Obama. Confira alguns pontos do pronunciamento de Trump checados pela imprensa americana. trump

Trump: ?Famílias de pessoas mortas por imigrantes ilegais foram ignoradas por nossa mídia?.

Mentira

As pessoas mortas por imigrantes ilegais mencionadas pelo presidente Trump em seu discurso receberam ampla cobertura nos jornais locais e na televisão. Um dos casos foi a morte de Jamiel Shaw Jr., baleado em 2008 em Los Angeles, que foi amplamente repercutido pelo ?The Los Angeles Times? e pelas emissoras locais.

Trump: ?Mais de 43 milhões de pessoas vivem agora na pobreza?

Verdade, mas o número também caiu

De acordo com o Census Bureau, 43,1 milhões de americanos estavam vivendo abaixo da linha de pobreza federal em 2015. Mas esse número é menor do que o registrado durante a recessão, em 2009 e 2010.

Trump: ?Obamacare está entrando em colapso?

Exagerado

As mensalidades para o seguro de saúde aumentaram substancialmente este ano. E o número de companhias de seguros oferecendo cobertura encolheu em muitos estados. Mas milhões de pessoas com renda modesta obtiveram cobertura, com subsídios federais que reduzem as mensalidades e os custos.

Trump: ?A taxa de homicídios em 2015 experimentou seu maior aumento de um ano em quase meio século?.

Verdade, mas

As estatísticas de criminalidade do FBI estimam que houve 15.696 assassinatos em 2015, um aumento de 10% em relação a 2014 (o número do ano passado ainda não está disponível). O aumento foi em grande parte motivado pelo crime de rua em grandes cidades como Chicago e Baltimore. Mas há uma razão para o pico: o crime vem reduzindo por uma geração. Em 1991, o FBI estimou 24.703 assassinatos.

Trump: ?De acordo com a Academia Nacional de Ciências, nosso atual sistema de imigração custa aos contribuintes dos Estados Unidos muitos bilhões de dólares por ano?.

Falta contexto

O relatório da Academia Nacional de Ciências de 2016 mostrou que o custo líquido dos imigrantes varia drasticamente por região, mas que seu custo médio para a economia dos Estados Unidos entre 2011 e 2013 foi de US$ 57,4 bilhões. Segundo o documento, no entanto, os imigrantes ?contribuem para as finanças do governo com o pagamento de impostos?. O relatório constatou que o ?impacto fiscal de longo prazo? dos imigrantes e seus filhos provavelmente seria visto como mais positivo ?se seu papel na sustentação do crescimento da força de trabalho e contribuindo para a inovação e a atividade empresarial forem levados em conta?.

Trump: ?Desde a minha eleição, Ford, Fiat-Chrysler, General Motors, Sprint, Softbank, Lockheed, Intel, Walmart e muitos outros anunciaram que investirão bilhões de dólares nos Estados Unidos e criarão dezenas de milhares de novos empregos nos Estados Unidos?

Insustentável

É improvável que Trump seja a única ou mesmo a principal razão pela esperada contratação citada por ele. Muitos dos anúncios refletem decisões corporativas que precedem sua eleição.

Trump: ?Noventa e quatro milhões de americanos estão fora da força de trabalho?;

Verdade, mas

Isso é aproximadamente o número de americanos com mais de 15 anos que não têm emprego. Mas inclui estudantes do ensino médio e universitários, pessoas com deficiência, pais que ficam em casa e milhões de aposentados. O número de americanos que gostariam de trabalhar, mas não conseguem encontrar emprego é muito menor. O Bureau of Labor Statistics estima que cerca de 7,6 milhões de pessoas estavam desempregadas em janeiro.