Cotidiano

Comunicado da Casa Branca contém trechos idênticos de release da ExxonMobil

Um dos comunicados da Casa Branca à imprensa desta segunda-feira evidenciou os benefícios que o programa de investimentos de US$ 20 bilhões da Exxon Mobil trará aos Estados Unidos, reivindicando para si o crédito pela expansão. No entanto, não bastou ressaltar os pontos positivos da empresa. Trechos do comunicado indicam ter sido diretamente retirados do press release enviado aos jornalistas pela ExxonMobil cerca de 34 minutos antes, conforme apontou a revista ?Time?.

Leia abaixo o trecho que explica os planos de investimento da empresa e aparece em ambos os comunicados:

?A ExxonMobil está estrategicamente investindo em novos projetos de refino e fabricação de produtos químicos na região da costa do Golfo dos Estados Unidos para expandir sua capacidade de produção e exportação. O programa de expansão Growing the Gulf, da empresa, consiste em 11 projetos principais de produtos químicos, refino, lubrificante e gás natural liquefeito em novas e existentes instalações propostas ao longo das costas do Texas e da Louisiana. Os investimentos começaram em 2013 e devem continuar até pelo menos 2022?.

O porta-voz da ExxonMobil, Alan T. Jeffers, disse ao ?Washington Post? que a empresa forneceu as informações à Casa Branca anteriormente.

A declaração do governo americano atribui ao presidente Donald Trump a fala de parabenização aos investimentos da ExxonMobile como sendo ?exatamente o tipo de investimento, desenvolvimento econômico e criação de empregos que ajudarão os americanos a voltar a trabalhar?. No entanto, conforme o ?Washington Post? salientou, o plano de investimentos da Exxon foi lançado em 2013 – há, portanto, quatro anos. Além disso, enquanto a Casa Branca saudava o programa de investimentos da ExxonMobil e falava sobre a ?promessa de Trump de trazer de volta empregos para a América?, a General Motors anunciou na segunda-feira a demissão de mais de mil trabalhadores em Michigan.

Os comunicados compartilham outra mensagem semelhante: , disse Uma frase do presidente e diretor executivo da Exxon, Darren Woods, citada no comunicado da empresa, também aparece de forma quase idêntica na declaração da Casa Branca, com a diferença de não ter sido atribuída a Woods: ?Esses empregos terão um efeito multiplicador, criando muito mais nas comunidades que atendem a esses novos investimentos?

?O presidente Trump fez uma promessa de trazer de volta empregos para a América. O espírito de otimismo que varre o país já está impulsionando o crescimento do emprego, e é apenas o começo. O espírito de otimismo que varre o país já está impulsionando o crescimento do emprego, e é apenas o começo?.

No início de fevereiro, o Senado dos Estados Unidos aprovou a escolha do presidente Donald Trump para o cargo de secretário de Estado, o ex-presidente da Exxon Mobil Rex Tillerson. Apesar de o Senado viver um briga entre republicanos e democrata, ele foi aprovado por 56 votos a 43. O desafio de Tillerson será minimizar os conflitos internos no organismo provocados pela ruptura total com as políticas de Barack Obama.