RIO – A partir desta quinta-feira, todas as dez companhias aéreas internacionais que antes operavam no terminal 1 passam a operar no terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, principal porta de entrada para turistas e atletas nos Jogos Olímpicos de 2016. Com isso, check-in, despacho de bagagens e desembarque vão acontecer no terminal 2 para as seguintes linhas aéreas: Avianca, Copa Airlines, Aerolíneas Argentinas, Austral, Air France, Britsh Airways, Iberia, KLM, Alitalia e Condor.
A transferência das companhias estava sendo feita desde março. Segundo o RIOgaleão, o processo é parte da transformação que acontece no Galeão, que também inclui a abertura do Píer Sul, espaço com mais de 100 mil m² e 26 novas pontes de embarque. O fluxo de passageiros será distribuído entre as 58 pontes de embarque localizadas nos terminais 1 e 2 e no Píer Sul.
O terminal 1 contará somente com operações aéreas da Gol, Azul e FlyWays, que também serão transferidas para o terminal 2, após a Olimpíada.
Para orientar os passageiros, placas de sinalização das companhias foram instaladas no acesso e no aeroporto do Galeão.