Cascavel – Aproveitando a concentração de produtores no evento, a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) promoveu, na quarta-feira as reuniões de três comissões técnicas da federação: Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite e Ovinocultura e Caprinocultura.
Segundo Rodolpho Luiz Botelho, presidente da comissão técnica de Bovinocultura de Corte, o evento foi bem sucedido em promover a troca de informações e difusão de novas tecnologias entre os criadores. “Quando você vê coisas novas, você vê que pode melhorar, adaptar para a sua realidade aquela novidade. Essa é a base desse evento, levar e trazer informação”, disse.
Durante a reunião o presidente do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Paraná (Fundepec), Ronei Volpi, informou aos presentes sobre o andamento da proposta paranaense para tornar o Estado área livre da febre aftosa sem vacinação. Após a reunião, os integrantes da comissão participaram de um dia de campo na fazenda Cacic, em São Miguel do Iguaçu, conhecida pelo sistema produtivo que garante ótimos resultados na pecuária de corte.
Na comissão técnica de ovinocultura e caprinocultura, também houve espaço para uma visita técnica na cooperativa C-Victa, localizada em Cascavel, onde puderam conhecer em detalhes as instalações para o corte dos animais e produção de embutidos.
Segundo a gerente técnica do projeto de ovinos da Cooperaliança, Janayna Navroski, que na ocasião presidiu a reunião da comissão, foram discutidos também a realização de eventos para fomentar a ovinocultura junto a universidades e colégios técnicos e os pontos que devem ser trabalhados para melhorar a fiscalização dos abates de animais. “Queremos descobrir até que ponto a clandestinidade dos abates está atrapalhando a atividade”, disse.
Na comissão de bovinocultura de leite, os participantes também puderam atualizar conhecimentos e se informar quanto o andamento das ações da FAEP para fomentar a atividade. Na ocasião os presentes assistiram a uma palestra do zootecnista e extensionista da Emater, Endrigo Carvalho, que discorreu sobre o uso da pastagem na alimentação de bovinos de leite. “O custo benefício que existe em cada tipo de pastagem e cada tipo e alimentação”, adiantou.
Outro encontro que ocorreu no Show Pecuário foi o de levantamento de custos da produção de grãos na região Oeste.