Cascavel – A inclusão dos endereços informados pela Defesa Civil de moradores que foram atingidos pelo tornado que passou por Cascavel no dia 4 de outubro foi concluída no sistema, de acordo com a assessoria de imprensa da CEF (Caixa Econômica Federal), banco público que faz a administração dos recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Com isso, os moradores que tiveram prejuízos com o evento climático, podem fazer a solicitação de forma online. No total, 1.759 endereços foram inclusos.
A validação de que a residência teve avarias foi feita pela Defesa Civil que, além de encaminhar a Caixa a lista inicial, mandou pelo menos mais três listas complementares de moradores que foram posteriormente a sede da Defesa Civil ou receberam a visita dos servidores, para comprovar os danos e ter direito ao benefício. Ocorre que muitos moradores, mesmo com toda a documentação e procedimento feito não estavam conseguindo sacar, visto que a CEF demorou “validar” os endereços no sistema.
No entanto, o prazo para solicitar o resgate dos valores que são da conta do trabalhador não foi prorrogado e termina no dia 28 de janeiro. O saque foi possível após a homologação da Situação de Emergência do Município validada pelo Governo do Estado e pelo o MDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional).
Como sacar
O APP do FGTS está habilitado desde o dia 1º de novembro para receber os pedidos dos moradores e o prazo para que o banco defira o pedido e libere o saque é de até cinco dias úteis. A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Para sacar, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada. Depois que for liberado o valor que é destinado para a conta específica indicada no próprio aplicativo pelo o morador.
Mais informações sobre o Saque Calamidade podem ser obtidas no site www.fgts.gov.br.