RIO ? O município do Rio entrou em estágio de atenção, na madrugada deste domingo, às 2h55m. Isso porque, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura, núcleos de chuva moderada atuam sobre a Região Metropolitana e provocam precipitações em diversos pontos da cidade. A previsão é de pancadas pancadas de chuva de intensidade moderada, ocasionalmente forte. Também estão previstas rajadas de ventos e descargas elétricas.
Por volta das 3h20m, houve registro de chuva muito forte nas estações do Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio; e Rocinha, na Zona Sul. No mesmo período ocorreu chuva forte no Grajaú e Tijuca, na Zona Norte; Jacarepaguá e Barra da Tijuca, na Zona Oeste; além de Jardim Botânico e Vidigal, na Zona Sul.
Chuva moderada foi registrada em vários pontos da cidade.
O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três. E, segundo o COR, significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Nessas situações, a prefeitura recomenda que a população permaneça em locais seguros, onde não haja riscos de desabamentos; verifique se há rachaduras nas residências. Se isso ocorrer, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil (199). Em caso de ventos fortes ou chuvas com descargas elétricas, moradores devem evitar ficar próximo a árvores ou áreas descampadas. Motoristas devem redobrar a atenção nas vias e manter os faróis acesos.
Vale ressaltar que moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. Caso isso ocorra, as pessoas devem se deslocar para os pontos estabelecidos pela Defesa Civil. Esses locais podem ser informados através do número 199.