O Zoológico de Cascavel atua há mais de 40 anos na proteção e cuidado dos animais. O lema é sempre prezar pela qualidade de vida de todas as espécies do parque.
E, ao som dos pássaros, nesta quarta-feira (10), o Zoo inaugurou o novo Recinto das Aves, que vai abrigar 16 espécies, como papagaios, tucanos, siriemas, entre outros, totalizando 82 animais, que vão contar com conforto e ambientalização adequada no novo espaço.
Mais de R$ 820 mil foram investidos em um área de 557 metros quadrados. São quatro espaços com, no máximo, até 12 metros de altura, que permitirão que as aves possam explorar a capacidade de voo.
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, destaca que a cidade tem o privilégio de ter um Zoológico, algo que poucas cidades no Brasil têm, especialmente com uma estrutura que avança a cada ano. “Além congratular com a nossa equipe da Secretaria de Meio Ambiente, em especial do Zoológico, quero neste momento, com a permissão de todos, homenagear a servidora bióloga, Vanilce Pereira de Oliveira e o servidor Hamilton Mendes dos Santos, ambos mais de 20 anos dedicados a este espaço encantador, pois aqui e com a equipe do Zoo vocês todos os dias implantam pesquisa, cuidado e amor ao que fazem”, enaltece.
No ato, o prefeito anunciou investimentos para o novo recinto dos grandes felinos, que já está com o projeto em andamento.
O Zoológico Municipal é uma área de preservação ambiental e tem mais de 400 animais de 72 espécies, entre mamíferos, felinos, répteis e aves, inclusive de espécies em extinção. Em média, o parque recebe cerca de 20 mil visitantes por mês.
O secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, pontua que todo investimento é para assegurar mais qualidade de vida para as espécies. “Precisava dar esse essa otimização, essa qualidade para as aves aqui no recinto. Isso favorece a o bem-estar dos animais. A obra vai trazer esse conforto”, detalha.
O secretário também lembra o trabalho da equipe. “A Sema tem valorosos servidores em todas as áreas, e neste momento especial, a secretaria se demonstra cumpridora das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, sob os olhos das instituições estaduais e federais que chancelam a qualidade e o cuidados de todos que aqui trabalham no Zoo”, destaca.
Para o gerente de vida silvestre e bem-estar animal do Zoo, Rodrigo Neca, o novo espaço alça Cascavel como referência de zoológico. “O novo Recinto possibilita também o maior enriquecimento ambiental nas atividades que são feitas diariamente pela equipe do Zoológico e fortalece mais ainda o papel do Zoo, que é a conservação. Lembrando que todos esses animais foram resgatados, são animais que sem esse trabalho não teriam condição de sobrevivência em vida livre”, lembra.
Rodrigo também destaca que a população tem um carinho muito grande pelo Zoo, que tem o orgulho em ver o espaço com estrutura de qualidade e do cuidado e zelo pelos animais. “Cascavelense, por nascimento, paixão pelos animais, visitante assíduo do zoológico na infância e hoje trabalho em prol desse espaço belo. Tudo isso alicerçado a uma grande equipe que diariamente praticam os quatro pilares desse espaço: conservação, pesquisa, educação ambiental e lazer”, agradece Rodrigo Neca.
O ZOO
O Zoológico de Cascavel está temporariamente fechado nos dias comerciais, abrindo os portões apenas nos fins de semana. No sábado e domingo, o Zoo atende, das 10h às 17h.
Para entrar no parque, as famílias precisam antecipar o agendamento online antes de ir ao Zoo. O cadastramento é gratuito e deve ser feito de forma online neste link: https://doity.com.br/zoocascavel
Crédito: Secom