Para garantir a volta às aulas de forma segura, a Transitar deu início, nesta segunda-feira (29), à 1ª Vistoria Semestral Obrigatória de 2024 para o Transporte Escolar Urbano de Cascavel.
Ao todo, 97 vans escolares em atividade serão fiscalizados pela equipe de Divisão de Trânsito e de Transportes da autarquia. A ação começou hoje e seguirá até quinta-feira (1), sempre das 13h30 às 15h30, nas plataformas de embarque e desembarque do Terminal Rodoviário de Cascavel.
A vistoria desses veículos que transportam alunos das redes pública e privada, incluindo universidades, acontece duas vezes por ano e segue a legislação de trânsito. No procedimento, serão avaliados itens obrigatórios, de segurança, de aparência e documentais do veículo e do condutor.
A fiscalização segue ordem de chegada e o escalonamento de veículos previamente definido pela Autarquia. As vistorias são fundamentais para garantir a segurança dos estudantes. Elas permitem identificar e corrigir potenciais problemas nos veículos, assegurando sua conformidade com normas de segurança e garantindo a regularidade da documentação, reduzindo assim os riscos durante o transporte dos estudantes.
Todas as vans escolares que atuam em Cascavel são obrigadas a passar pela vistoria para se manterem regulares na atividade. Os veículos que apresentarem irregularidades podem fazer a reapresentação na sexta-feira (2) para regularizar a situação. O atendimento acontece na Rodoviária, das 13h30 às 14h30.
A frota vistoriada recebe o selo da Autarquia, indicando que o veículo está apto a fazer o transporte de estudantes pelo período de seis meses.
Vale lembrar que a rede pública municipal de ensino volta às aulas na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, para o início do ano letivo de 2024 para mais de 31 mil alunos.
Fonte: Secom