Tudo privatizado
Com votos contrários dos vereadores Pedro Sampaio e Policial Madril, os vereadores de Cascavel aprovaram ontem à tarde, em segunda discussão, a privatização do Autódromo Zilmar Beux e do Kartódromo Delci Damian. Também foi derrubada por 13 votos a 6 a emenda que exigia, no caso de privatização, que a vencedora fosse filiada à Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). Agora parte-se para o edital da Licitação Onerosa, quando realmente se saberá se haverá interessados nas duas praças esportivas.
Cascavelenses campeões no Brasileiro de Rali
O 32º Rali da Graciosa, disputado no último sábado em Quatro Barras, no Paraná, foi cercado de emoções e de motivo de muita festa para a dupla cascavelense formada pelo piloto Sandro Suptitz e pelo navegador Eduardo “Lobinho” Ortolan, da equipe Rali Cascavel Motorsport.
A dupla precisou apenas do quarto lugar nas duas provas disputadas com o Rali da Graciosa para se sagrar campeã da categoria RC4 no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. Os vencedores das duas provas foram Maurício Neves e Leandro Ferrari.
O título de Suptitz e Ortolan foi confirmado logo na Primeira Especial, quando a dupla Emerson Cavassin/Leonil Zanoelo tiveram problemas mecânicos. Com os concorrentes diretos fora da briga, Suptitz e Ortolan passaram a competir com o regulamento, buscando concluir as duas etapas e foi o que aconteceu. Agora eles comemoram o primeiro título nacional.
Na disputa do Campeonato de Pilotos, Sandro Suptitz é campeão, ao somar 43 pontos, contra 27 de Emerson Cavassin e 26 de Júnior Siquera. Já na competição de Navegadores, Eduardo Ortolan também somou 43 pontos. Leandro Ferrarini fez 26 pontos, a mesma pontuação de KZ Morales.
Sandro Suptitz comemora seu primeiro título brasileiro afirmando que foi uma temporada planejada há mais de dois anos.
A etapa final foi com 120 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em oito especiais, em asfalto e algumas partes em paralelepípedos.
O Rali da Graciosa é o único no Brasil disputado em asfalto. “No asfalto os modelos Peugeot levavam vantagem, mas conseguimos fazer boas provas e garantir o título. Agora é comemorar e pensar no próximo ano”, frisa Suptitz.
Eduardo Ortolan destaca todo o trabalho desenvolvido, que envolveu muitas pessoas ligadas ao rali de Cascavel: “Tivemos apoio de muitas pessoas, que se desdobraram, ajudaram, incentivaram. O apoio de todos foi fundamental. O Rene Bordignon realizou um grande trabalho e tivemos o investimento de muitas empresas que acreditaram no nosso projeto. O título é de todos”.
A equipe Rali Cascavel Motorsport tem apoio de Fusão Solar, Auto Posto Texas, Auto Escola Senna, Beux Import e Export, Moinho Rio Azul, Cervejaria Providencia, Bar do Didi, Yokohama Pneus – Tire Shop, Mizuno Óculos, Incafibra, Rei do Pão e Ótica Curitiba. Apoio mecânico da empresa Rally Center.
Kartódromo é vistoriado pela CBA
A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) vistoriou segunda-feira o Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, no oeste do Paraná, para a elaboração do Caderno de Encargos para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado no circuito cascavelense de 15 a 27 de julho do próximo ano. Os trabalhos foram comandados por Pedro Sereno, presidente da CNK (Comissão Nacional de Kart), órgão da CBA que cuida do kartismo de todo o Brasil.
Ao terminar os trabalhos, Pedro Sereno explicou com agora será elaborado o Caderno de Encargos com todos os itens que precisam ser feitos para a realização do Brasileiro e encaminhado ao Kart Clube de Cascavel e à Federação Paranaense. Mas o dirigente adiantou que são itens de fácil execução e que alguns já estão sendo feitos pelo clube. “Os itens mais delicados são a construção de uma cerca separando o Parque Fechado da área de trailers das equipes e a recolocação dos pneus nas áreas de segurança, que precisarão seguir um padrão”, adiantou Pedro Sereno.
Também ficou definido que a CBA fará nova vistoria nos dias 15 e 16 de março, quando será disputada a segunda etapa do Campeonato Metropolitano de Cascavel. Nessa vistoria será analisado o que já foi executado, o andamento de tudo o que precisa ser feito e também será feita análise do circuito em condições de corrida.
Calendário
Após a vistoria, o Kart Clube de Cascavel e a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) divulgaram o calendário do kartismo de Cascavel até o Campeonato Brasileiro.
A temporada no Kartódromo Delci Damian terá antes do Brasileiro o Campeonato Brasileiro e o Open do Campeonato Brasileiro. O Campeonato Metropolitano será disputado em quatro etapas nos dias 15 e 16 de fevereiro, 15 e 16 de março, 26 e 27 de abril e 17 e 18 de maio.
O Open do Brasileiro está marcado para o período de 27 a 29 de junho. A partir daí a pista fica fechada para e só reabre no dia 15 de julho, com o Brasileiro.