RIO – A Coca-Cola e sua engarrafadora no México, Coca-Cola Femsa, compraram a marca de bebidas à base de soja Ades, conforme antecipado pelo colunista do GLOBO Ancelmo Gois. O negócio de US$ 575 milhões anunciado pelas empresas nesta quarta-feira representa a primeira incursão da empresa americana no ramo de soja, segundo o ?Wall Street Journal? (?WSJ?).
Com receita de US$ 284 milhões no ano passado e atuação em Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai, a marca argentina ? que pertence à Unilever ? é a líder de bebidas de soja na América Latina.
Após a compra, a Coca-Cola terá 50% da Ades, enquanto a engarrafadora ficará com a outra metade, afirmou o ?WSJ?.
As empresas informaram que a compra já foi aprovada pelos conselhos de administração das três envolvidas, mas ainda depende do sinal verde das autoridades regulatórias e do cumprimento de ações ? pelas companhias ? previstas no acordo.
DESACELERAÇÃO NA UNILEVER
Com a venda da Ades, a Unilever se desfaz de mais um ativo de seu já abalado negócio de alimentos, cujo crescimento tem desacelerado nos últimos anos. Essa perda de fôlego é efeito da falta de inovação e de um demanda em queda. A gigante já tinha vendido marcas como Slim-Fast e Ragu.
No Brasil, a Coca-Cola é dona de marcas como Del Valle, Matte Leão, Schweppes, o energético Burn, além das regionais Guaraná Jesus, Charrua e Simba. Também aqui, a empresa está comprando a Laticínios Verdes Campos, mas a aquisição não tem data para ser concluída, disse a Coca-Cola nesta quarta-feira.