RIO ? Estudos mostram que a obesidade está ligada a uma desregulação do hipotálamo, uma região do encéfalo localizada na base do cérebro. Exames como tomografia podem identificar a deficiência. Foi com base nesta informação que a clínica Vidhera começou, há um mês, a aplicar o método de emagrecimento 5S, uma marca registrada criada há um ano no Espírito Santo.
A enfermeira e sócia da clínica Pedrita Machado explica que o objetivo é retomar o equilíbrio do hipotálamo, que, entre outras funções, controla a fome e o gasto energético.
O tratamento é feito em, no mínimo, três meses, um para cada ciclo: perda de peso, reeducação e manutenção.
Além disso, o programa conta com cinco ?segredos?. O primeiro é a termogênese, que estimula o consumo de alimentos capazes de acelerar o metabolismo. O segundo é a estética, com a realização de massagens para quebra e eliminação de gordura. O terceiro passo é a dieta, prescrita com alimentos anti-inflamatórios. O quarto ?segredo? é o consumo de suplementos nutracêuticos e de vitaminas ômega, que auxiliam na desinflamação. O último passo é a prática de exercícios físicos.
Durante todo o processo, os pacientes são monitorados num grupo de WhatsApp por um nutricionista, uma psicóloga e Pedrita.
? Esse acompanhamento é importante porque todo obeso precisa de vigilância constante ? explica Pedrita.
A assistente administrativa Pâmela Paiva, de 22 anos, estava 14 quilos acima do peso. Em 21 dias de tratamento, perdeu cinco, e tem certeza de que estará em forma até o fim do programa:
? Gosto muito de balada, e cortar a bebida foi um sacrifício. E sinto muita falta de doce, mas a equipe me dá opções.
Na Vidhera, que fica no shopping Downtown, o tratamento custa a partir de R$ 3 mil.