Cotidiano

Claudia Raia diz que acredita em boas intenções na política

Desde o início, ?A lei do amor? traz vários personagens envolvidos com a política. Como um espelho da vida, eles aparecem envolvidos em negócios escusos, roubalheiras, caixa 2… Em meio a toda essa sujeira, Salete (Claudia Raia), a nova prefeita da fictícia cidade de São Dimas, surge como um contraponto. A atriz, que interpreta uma política honesta, se confessa uma otimista. E diz acreditar que, apesar do cenário político atual, existem outras pessoas como Salete.

? Pensar o contrário é ser muito pessimista, não? Prefiro ter o pé no chão, mas manter uma visão positiva da vida. Acho que existem, sim, pessoas bem-intencionadas. Não dá para julgar o todo por uma parte, seria injusto.

A personagem da atriz, que também é dona de um posto de gasolina na novela, nomeou o ex-prefeito Augusto (Ricardo Tozzi) para ser o secretário de Educação da cidade. Sem citar nomes, Claudia diz que os cargos políticos deveriam ser ocupados por pessoas ?de caráter, ligadas à educação?.

Na linha do ?se prefeita eu fosse?, ela expõe o que seria ideal para as áreas da saúde, segurança, educação e cultura:

? Não sou especialista, tirando a área cultural, mas acredito que a gente precisa de transparência, planejamento e trabalho duro. Isso é o fundamental para ter o que brasileiro quer: segurança para viver com tranquilidade, uma saúde de qualidade e uma educação que forme cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.

A personagem ainda não sabe, mas Gustavo (Daniel Rocha), por quem Salete é apaixonada, acabou lhe fazendo um grande favor. O jovem, que luta contra o vício em crack, abriu mão do relacionamento para não prejudicar ainda mais a prefeita. Claudia diz que jamais desistiria de uma relação dessa forma:

? Não sou mulher de ficar calada (risos). Aliás, se puder não sofrer, eu prefiro. Quando você ama alguém, é claro que quer ver a pessoa realizada. Mas não dá para a felicidade do outro ser o seu sofrimento, não é?