Cotidiano

Cidadão trabalha 5 meses do ano para pagar tributos

Cascavel – O sábado foi dia de Feirão do Imposto em Cascavel e região. Jovens empresários aproveitaram para fazer uma campanha de conscientização no Calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida.

A intenção é mostrar ao cidadão a alta tributação paga todos os dias em todas as mercadorias e serviços: em um ano, cinco meses são trabalhados apenas para pagar impostos no Brasil, de acordo com o Conselho Nacional de Jovens Empresários.

“Uma pessoa que vive até os 72 anos paga 32 anos de impostos. E esse dinheiro não volta para nós de forma consciente, com investimento em saúde e educação, por exemplo. É uma verba que acaba em obras superfaturadas ou obras que ficam pela metade”, explica o empresário Luiz Guilherme de Moraes Rosa.

A conta é absurda e, de acordo com o Conselho, a população se revolta ainda mais quando cria consciência do quanto paga em impostos diariamente. “As pessoas precisam sentir que essa conta é cada vez mais alta. Estamos no ranking dos 30 países que mais arrecadam impostos, mas somos o que pior utiliza esse dinheiro”, afirma.

Em um supermercado, a cada R$ 100 em compras, 20% são impostos. Isso também pode ser exemplificado na gasolina, um dos insumos necessários e que encarece a cada dia. “Um exemplo disso é o feirão realizado em Toledo, em que a gasolina está por volta de R$ 2,99 o litro, porque está sem impostos. Mostra claramente o impacto diário que temos com a tributação, tanto o consumidor quanto o empresário”.