Céu Azul – Cerca de 50 cavaleiros farão uma cavalgada histórica de 110 quilômetros pela Estrada Velha de Guarapuava, com passagem por diversos roteiros turísticos regionais de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Céu Azul, de 12 a 14 de agosto. Há exatos cem anos, Santos Dumont percorreu o trajeto das Cataratas do Iguaçu à capital do Estado no lombo de um cavalo para pedir ao governador do Paraná, na época, Affonso Camargo, a desapropriação das terras e para tornar aquele lugar acessível a toda a humanidade.
O feito desse brasileiro colaborou para a criação do Parque Nacional do Iguaçu e à proteção de uma riquíssima biodiversidade no entorno da unidade de conservação. Mais do que homenagear a contribuição de Santos Dumont para a região, os cavaleiros vão viver um pouco dessa experiência de andar a cavalo pela antiga via, que teve um papel fundamental para o desenvolvimento regional. Serão três dias de muita cavalgada, histórias e encontros com produtores rurais e moradores da região.
História
O roteiro dos cavaleiros será recheado de muita cultura, história e ambiente natural. A atividade começará na sexta-feira, 12, às 6h, com a bênção dos animais, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na BR-469, próximo à entrada do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Do local, os participantes seguirão montados em seus cavalos, com apoio de uma comitiva da organização composta por um caminhão de boiadeiro e carros com equipe de auxílio aos cavaleiros e aos animais.
As vagas são limitadas a 50 participantes e têm o custo de R$ 150. A inscrição inclui seguro pessoal, alimentação (café da manhã, almoço e jantar), chapéu oficial do evento, alojamento nos dois locais de pouso, apoio de caminhão de boiadeiro, hidratação e cuidado com os animais. Para realizar sua inscrição, entre em contato com Pedro Fogaça pelo telefone celular (45) 8806-8857, que também atende por WhatsApp.
Realização e roteiro
A cavalgada histórica pela Estrada Velha de Guarapuava e roteiros turísticos regionais 100 Anos da Passagem de Santos Dumont pela Região do Parque Nacional do Iguaçu é uma realização do Instituto Cataratas e da Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio do Parque Nacional do Iguaçu ICMBio, Agência de Desenvolvimento Turístico Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur Cataratas e Caminhos) e prefeituras de Serranópolis do Iguaçu, Matelândia e Céu Azul.
Passagem pela Estrada Velha de Guarapuava, Corredor Ecológico de Santa Maria (Santa Terezinha de Itaipu), Vilas de Santo Alberto e São José do Iguaçu (antigas vilas dentro região do parque), Caminhos do Colono (Roteiro Turístico de Serranópolis do Iguaçu), Turismo Matelândia (Programa de Desenvolvimento de Turismo Rural) e Gruta Nossa Senhora de Lourdes (Céu Azul).
Programação:
Sexta-feira (12 de agosto)
6h: recepção dos participantes com café da manhã e bênção dos animais Igreja Nossa Senhora de Fátima, BR-469, próximo à entrada do Parque Nacional do Iguaçu
7h30: largada da cavalgada
12h30: almoço na Estrada Velha de Guarapuava, em São Miguel do Iguaçu
17h: chegada na DMary Morangos. Recepção com jantar e pouso em Serranópolis do Iguaçu
Sábado (13 de agosto)
7h: café da manhã. Saída da DMary Morangos, em Serranópolis do Iguaçu
12h: almoço na Linha Progresso, em Serranópolis do Iguaçu
17h: chegada ao Recanto Xororó. Recepção, jantar e pouso em Matelândia
Domingo (14 de agosto)
7h: café da manhã e saída
12h30: chegada à Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Céu Azul, com almoço
15h: desmobilização da cavalgada